27 de dezembro de 2024
Política

Vídeo: Prefeitura de Goiânia inicia demolição da antiga sede na Praça Cívica

{youtube}qEeLyOvFhbs{/youtube}

Fazendo parte das obras de requalificação da Praça Cívica, a prefeitura iniciou a demolição do Palácio das Campinas, antiga sede da Prefeitura de Goiânia. O prédio construído nos anos 1960 não faz parte do projeto original feito Atílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto de criação da então nova Capital de Goiás, em 1933.

O início dos trabalhos de demolição foi acompanhado pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e pelo Governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Telhas e outros materiais que serão aproveitados estão sendo retirados e o restante será demolido.

Durante visita a obra, o prefeito se emocionou e se lembrou de quando era criança e ia até a Praça Cívica.

“A Praça Cívica é simbolicamente importante para todos nós, eu que nasci aqui o governador também, nós que passamos a infância aqui, sabemos da importância da Praça Cívica. Eu me emociono, eu me lembro de que passávamos as tardes de domingo, para comer pipoca, tomar garapa e ver as fontes luminosas da Praça Cívica, eu penso que nada mais sustentável do que resgatar a história da cidade”, afirma.

No espaço em que está localizado o prédio do Palácio das Campinas, no local onde até o início deste ano funcionava uma loja da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Após a demolição a antiga sede da prefeitura dará lugar a um monumento do artista plástico Siron Franco. O governador Marconi Perillo comentou.

“Gosto tudo que o Siron faz, ele é um artista inquestionável extremamente criativo e ele revela agora o compromisso dele em resgatar a ancestralidade da cultura indígena, essa homenagem aos Carajás é uma homenagem a nossa história”, destaca o governador.

A previsão é que a Praça Cívica seja inaugurada ainda em outubro, no aniversário de Goiânia. Estão sendo investidos R$ 12,5 milhões. Os recursos originários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do Governo Federal. Os investimentos custeiam a substituição do piso, implantação de novo sistema de iluminação, execução de projeto paisagístico e requalificação dos monumentos históricos.

 


Leia mais sobre: Política