As entidades que compõem o trade turístico goiano terão a prerrogativa de indicar técnicos altamente qualificados para tratar das políticas de turismo para Goiás, com avaliação permanente dos resultados por parte do governo estadual. Este foi o compromisso firmado pelo candidato Ronaldo Caiado (Democratas) na manhã desta segunda-feira (3 de setembro) em encontro promovido pelo Goiânia Convention and Visitors Bureau juntamente com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e demais entidades.
“As indicações serão 100% técnicas. Não terá cargo que não seja indicado por competência. A cada seis meis os resultados apresentados serão avaliados. Vamos ter um diálogo permanente com o setor e conciliar nossos pontos dentro do plano de governo, de modo a ter convergência na ideia de que o principal foco é atender bem o cidadão”, afirmou o senador.
Ronaldo Caiado vê no incentivo ao turismo uma das alternativas para combater as desigualdades regionais e dar perspectivas de emprego e qualidade de vida aos cidadãos que residem no interior de Goiás. “Nosso objetivo é fazer com que os goianos possam ter oportunidade de emprego, que as ações do Estado sejam descentralizadas no sentido de criar os polos turísticos em todo o Estado”, explicou.
Para alavancar o setor, ele propõe estar em sintonia constante com os que trabalham e têm expertise no assunto. “O setor do turismo será ouvido e vai opinar de forma determinante para a geração e gestão das políticas públicas para o setor de serviços. O nosso formato de gestão passa, necessariamente, pela participação do governo com a sociedade civil organizada, em particular com as parcerias, enfatizando nesse contexto todo o Sistema S”, explicou.
Na sabatina, Ronaldo Caiado deixou claro que o turismo depende também de ações governamentais, especialmente em relação à segurança e infraestrutura. “O turista só vem se tiver condições mínimas de segurança e infraestrutura. Essa meta é do Estado e será buscada por nós. Vamos assegurar o acesso aos destinos turísticos por meio de melhorias nas rodovias e nos transportes”, garantiu.
O candidato ao governo também falou do cuidado que terá com os recursos públicos destinados ao setor de turismo. “Show não vai ser para fazer caixa 2 de campanha, isso não vai ter vez comigo. Não vou admitir isso dentro da estrutura de governo. Dinheiro do Estado tem de ser aplicado corretamente”, lembrou.
Durante a sua fala, Ronaldo Caiado também relembrou ações em prol do setor no Congresso. O parlamentar aprovou, por exemplo, a redução do ISS das agências de turismo. O objetivo do projeto era fazer com que não incidisse tributação sobre valores que fossem repassados a fornecedores como companhias aéreas e hotéis.
Leia mais sobre: Política