O presidente da Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados, Jerônimo Goergen (PP-RS), comprou a briga dos mil aeronautas da TAM que devem ser demitidos. O parlamentar, que também chefia uma subcomissão que debate o setor aéreo, vai pedir audiência ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, na tentativa de levar propostas que revertam pelo menos metade das demissões. Segundo funcionários, a companhia alegou a alta do querosene como um dos motivos. Há meses, o deputado pede ao governo a isenção de alíquotas sobre o produto para aliviar as contas das aéreas.
Na ‘cabine’
Pilotos participaram de reunião com diretores da TAM ontem à tarde, entre eles o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Adriano Castanho.
Manche nacional
A despeito da turbulência na TAM, está pronto para votação em plenário na Câmara o Código Aeronáutico. O item que previa contratação de pilotos estrangeiros caiu.
Readequação
Com a fusão com a Lan Chile, a TAM evita a palavra demissão e fala em ‘ajuste de tripulação’, e que é fundamental para a ‘garantir a sustentabilidade do negócio’.
O dia seguinte
A presidente Dilma tem até amanhã para sancionar, vetar em parte ou totalmente o polêmico PLC 3/2013, cujo inciso III fala em ‘profilaxia da gravidez’. Prevê tratamento obrigatório, em hospitais, para vítimas de estupro. Na visão de religiosos e juristas, a proposta, se não for melhor detalhada, abre brecha para o aborto em qualquer caso.
Polêmica geral
O PLC foi revelado pela coluna dia 10 e rendeu repercussão. O Globo trouxe manchete no último dia 22, citando o lobby religioso junto ao ministro Gilberto Carvalho – simpático à Igreja. O médico Dráuzio Varella escreveu artigo na Folha.
Abre portas
Antes da visita dos religiosos, um dos mais notáveis juristas do país, Ives Gandra Martins, visitou o ministro Carvalho, para alertar sobre o imbróglio jurídico no termo ‘profilaxia da gravidez’.
MiniCristo
O cerimonial do governo do Rio presenteou o Papa com uma bela escultura de madeira do Cristo, com o manto esculpido com a imagem das principais igrejas do Rio.
Empacou
O serviço de confecção de carteira de identidade do posto do GDF na rodoviária de Brasília foi suspenso ontem ao meio-dia. Havia 60 pedidos na fila, no momento.
Atra$adão
Praticamente só um ano após a desocupação, começaram as reformas dos três andares do Ministério da Integração, na Esplanada dos Ministérios. A pasta pagará R$ 50 milhões por cinco anos de aluguel num prédio que ocupa desde 2012 na Asa Norte.
Pauta extra
O Governo do DF vai ministrar curso de segurança para jornalistas que fazem ‘cobertura de risco’. Será ministrado por PMs, direcionado a repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Há 60 vagas, e as aulas serão dias 15 e 16 de Agosto.
Militância virtual
Em tempos de ‘líderes’ vindos das redes sociais, o PT do Paraná garimpa militantes virtuais. O diretório disparou milhares de e-mails : ‘Você é militante virtual do PT na internet e nas redes sociais? O PT quer conhecê-lo! Cadastra-se’.
Festa espanhola
A ONG Médicos Sem Fronteira comemora a libertação das médicas espanholas Montserrat Serra e Blanca Thiebaut. Elas foram sequestradas há 21 meses na Somália, quando atendiam a feridos da guerra civil. Chegaram a Madri ontem.
Epa, epa
O artigo de Afif Domingos publicado na Folha ontem dividiu a bancada do PSD. O ministro da Micro e Pequena Empresa defendeu o voto distrital.
Acontece
Milagre também na política. José Sarney ficou internado em hospital do Maranhão em vez de correr para o paulista Sírio Libanês. Que passe bem.
Ponto Final
‘Ao contrário do que diz o Papa Francisco, o problema no Brasil é o lobby antigay. Doença é homofobia’.
Frei Beto.
_________________________________________
Com Adelina Vasconcelos e Maurício Nogueira
Leia mais sobre: Leandro Mazzini