22 de novembro de 2024
Cidades

Tsunami da Educação marcha junto com Grito dos Excluídos neste feriado de Independência em Goiânia

Manifestação em Goiânia defende democracia e é contra o governo Bolsonaro. (Foto: Arquivo DG)
Manifestação em Goiânia defende democracia e é contra o governo Bolsonaro. (Foto: Arquivo DG)

Realizado tradicionalmente, há 25 anos, o Grito dos Excluídos é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de uma série de atividades na semana da Independência que culmina numa marcha no dia 7 de setembro. Em 2019, em todo o Brasil, junto com a manifestação haverá também o 4º Tsunami da Educação. Neste ano, o tema será “Este Sistema não Vale – Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade”. Em Goiânia, a concentração será em frente à Catedral Metropolitana, no Centro, a partir das 8h30.

Estarão reunidos nas proximidades da Catedral, movimentos sindicais, sociais e estudantis que defendem pautas sobre a Amazônia, Educação, Moradia, Serviço Público, Aposentadoria, Ciência e Tecnologia, Emprego e Saúde.

“Estamos vivendo um verdadeiro desmonte da Educação. O Governo Federal já fez vários cortes no orçamento, colocando em risco o funcionamento das Universidades Federais em todo o Brasil. Sua política está destruindo a pesquisa brasileira. É um absurdo acabar com os recursos das bolsas da Capes e CNPq! No Estado de Goiás, a situação está ficando muito complicada. O governo vira as costas para quem se dedica a Educação! Até agora não confirmou o pagamento do reajuste do Piso 2019, a Data-base dos/as administrativos/as e o cumprimento do pagamento das progressões. Estamos chegando a um ponto insustentável”, afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás, Bia de Lima.

A marcha de andar pelas ruas da cidade pode não acontecer e se concentrar apenas no local de encontro. Isso porque na mesma hora estará acontecendo o Desfile Cívico de 7 de setembro na cidade, nas proximidades do ato. O desfile acontecerá a partir das 8h15 na Avenida Tocantins, no centro de Goiânia. Segundo assessoria do Sintego ainda haverá uma definição sobre qual rota será adotada, caso haja alguma.

 


Leia mais sobre: / / / Cidades