O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB) acontecerá no próximo dia 12 de dezembro, às 14 horas.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha do eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas.
Durante o evento, que marca o encerramento do processo eleitoral, serão entregues os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
Com o ato, candidatas e candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.
A confirmação marca fim às especulações quanto a data que poderia ser realizada até o dia 19 de dezembro. Também abre caminho para que Lula comece a anunciar sua equipe ministerial. O petista havia condicionado a diplomação para que pudesse iniciar os anúncios.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Geraldo Alckmin / Luiz Inácio Lula da Silva / Tribunal Superior Eleitoral / Política