Na noite de quinta-feira (24), o sistema carcerário do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, tornou pública a imagem de fichamento, conhecida como “mug shot”, do ex-presidente Donald Trump, acusado de tentar interferir nos resultados das eleições de 2020. Poucas horas depois, essa fotografia já estava sendo aproveitada, em uma ação de marketing, para arrecadação de fundos e impulsionar a campanha de Trump à presidência dos EUA em 2024.
Segundo a reportagem da CNN, a equipe de campanha de Donald Trump alega ter conseguido reunir a quantia de US$ 7,1 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) desde o momento em que o ex-presidente foi formalmente fichado em uma prisão de Atlanta na quinta-feira (24).
No dia seguinte, sexta-feira (25), logo após sua detenção na Geórgia, Trump obteve uma arrecadação de US$ 4,18 milhões. O montante total levantado por Trump nas últimas três semanas, após as acusações em Washington, sua rendição e o processo de fichamento na penitenciária do condado de Fulton, em Atlanta, Geórgia, está se aproximando da marca de US$ 20 milhões (R$ 100 milhões), de acordo com um membro da equipe de campanha de Trump.
A imagem encontra-se em destaque na página inicial do site da campanha. Abaixo da fotografia de fichamento, há diversas opções para doações em prol de Trump. É possível adquirir pôsteres, canecas, adesivos para automóveis e camisetas com a imagem acompanhada da expressão “nunca se renda”.
Logo após a prisão de Trump, sua equipe de campanha prontamente lançou no mercado produtos com a imagem do ex-presidente.
Fonte: CNN