22 de dezembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 06/01/2021 às 20:24

Trump pede para que apoiadores voltem para a casa: “a eleição foi roubada de nós”

Sem provas, Trump alega que a eleição foi fraudada, mas pede para que apoiadores voltem para a casa: "Pacificamente"
Sem provas, Trump alega que a eleição foi fraudada, mas pede para que apoiadores voltem para a casa: "Pacificamente"

O presidente Donald Trump se manifestou algumas horas após seus apoiadores terem invadido a sede do Congresso nos Estados Unidos. Ele disse que sabia como aqueles trumpistas se sentiam e que não queria ninguém ferido. “É um período muito díficil, nunca vivemos algo assim”, pontuou. Apesar de insistir no discurso que houve fraude nas eleições, pediu para que os manifestantes fossem embora para suas casas. A manifestação se deu no fim da tarde desta quarta-feira (06/01).

“Eu conheço a sua dor, vocês estão machucados. Tivemos uma eleição que foi roubada de nós. Ganhamos de nós, todo mundo sabe disso, especialmente o outro lado, mas vocês precisam de ir para a casa, nós precisamos ter paz, ter lei e ordem. Precisamos respeitar os grandes agentes da lei e da ordem. Não quero ninguém ferido”, ponderou Trump insistindo que houve fraude nas eleições, mesmo sem ter apresentado uma prova plausível de que de fato houve algum tipo de roubo.

Ele disse que sabia como os seus eleitores se sentiam, mas que todos deviam ir para suas casas de forma pacífica. ““É um período difícil, nunca vivemos algo assim, com algo desse tamanho acontecendo. Uma eleição que foi tomada de nós, de mim, de vocês, através de uma eleição fraudulenta. Mas não podemos nos deixar cair na tentação de fazer o que essas pessoas querem, então vão para a casa. Há um cessar fogo. Tudo o que aconteceu fui muito ruim, eu sei como vocês se sentem, mas vão para a casa, mas vão para a casa pacificamente”. Durante e após a invasão, onde houve forte tumulto, jornalistas e parlamentares relataram tiros dentro do Capitólio.


Leia mais sobre: / / / Destaque 2 / Mundo