Durante entrevista nesta quinta-feira (26), no feriado de Ação de Graças, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a insistir no discurso de que a eleição no país, que deu vitória ao democrata Joe Biden, foi fraudada.
“Essa eleição foi uma fraude”, disse o presidente sem oferecer evidências da existência das supostas irregularidades eleitorais.
Apesar de continuar criticando o pleito, ele disse que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral confirme a vitória de Biden. “Certamente, eu irei. Certamente irei. E vocês sabem disso”, declarou. “Mas eu acredito que muitas coisas vão acontecer entre agora e o dia 20 de janeiro. Muitas coisas”, disse. “Fraudes massivas foram descobertas. Somos como um país de Terceiro Mundo.”
O presidente eleito toma posse no dia 20 de janeiro, e Trump se recusou a responder se iria à cerimônia que empossará o democrata.
Biden venceu a eleição e assegurou 306 dos votos do Colégio Eleitoral (são 270 necessários para garantir a vitória), contra 232 de Trump, e a reunião do Colégio Eleitoral está marcada para o dia 14 de dezembro para formalizar o resultado. Biden também supera Trump por mais de 6 milhões de votos na contagem de votos populares.
Leia mais sobre: Donald Trump / eleições americanas / Joe Biden / Mundo