O presidente eleito dos EUA Donald Trump acusou a ONU (Organização das Nações Unidas) de ser uma “perda de tempo e de dinheiro” e de mais causar do que solucionar problemas.
O empresário já havia chamado a ONU de um “clube para se divertir” após a aprovação, no Conselho de Segurança, de uma resolução exigindo o fim das construções em assentamentos israelenses nos territórios palestinos na última semana.
Na quarta-feira (28) à noite, ele manteve as críticas e disse que a organização tem um “grande potencial”, mas não está se mostrando à altura dele.
“Quando você vê as Nações Unidas resolvendo problemas? Elas não resolvem, elas causam problemas”, disse a jornalistas em Palm Beach, na Flórida, onde passa o fim de ano.
“Se a ONU desenvolver seu potencial, seria muito bom. Mas se não, é uma perda de tempo e dinheiro”, completou.
Apesar das críticas, quando foi questionado por um repórter, Trump não defendeu a saída dos Estados Unidos da instituição de 71 anos.
Trump reagiu de forma dura à posição do governo Obama de se abster da votação no Conselho de Segurança sobre os assentamentos israelenses.
O secretário de Estado John Kerry disse, também na quarta-feira (28), que a abstenção foi para preservar a possibilidade de uma solução de dois Estados para a região.
Folhapress
Leia mais:
- Temer telefona para Trump para combinar agenda econômica conjunta
- Donald Trump é eleito a personalidade do ano pela revista ‘Time’
- Republicanos criticam proposta de Trump de impor tarifas de 35%
Leia mais sobre: Mundo