O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (2) o aumento das tarifas do aço e do alumínio de Brasil e Argentina.
O comunicado foi feito via Twitter. Trump reclamou da desvalorizaão do real e do peso argentino frente ao dólar nos últimos meses. “Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para nossos agricultores exportarem justamente seus produtos”, disse o presidente americano.
Trump também pediu que o Fed (Federal Reserve), Banco Central norte-americano, atue para que outros países não se aproveitem da força do dólar, desvalorizando suas moedas. De acordo com o norte-americano, “isso torna a exportação justa dos produtos de nossos fabricantes e agricultores muito difícil”.
Em agosto de 2018, o presidente dos Estados Unidos havia anunciado um alívio nas cotas de importação de aço e alumínio que excedam as cotas livres do pagamento das sobretaxas impostas pelo governo em março. A decisão de flexibilizar a tarifa atingiu as cotas de aço da Coreia do Sul, Brasil e Argentina e do alumínio da Argentina.
O dólar tem batido recordes de cotação no Brasil. Na sexta-feira (29), a moeda americana fechou a R$ 4,23 e tem alta de 9,43% neste ano frente ao real.
Leia mais sobre: Estados Unidos / tarifa / Economia