Um decreto publicado na sexta-feira (15) pela prefeitura de Trindade permite que bares, parques, hotéis, pamonharias, restaurantes, distribuidoras, pit dogs, pesque-pagues, lanchonetes, pizzarias e açaíterias reabram as portas.
Para a retomada das atividades, os estabelecimentos precisam seguir protocolos sanitários, como borrifar álcool 70% com frequência nas mãos de todos os clientes. Também é exigida esterilização de talheres e pratos. Copos e guardanapos devem ser descartáveis. Há restrição no horário de funcionamento, e os locais só podem abrir até 23h.
Outra norma é a proibição de aglomeração na entrada ou saída dos estabelecimentos. A capacidade é limitada a 50% do original. Não pode haver mais de quatro pessoas por mesa. Também é obrigatório o uso de máscaras para clientes e funcionários e distância mínima de dois metros entre as musas. Estabelecimentos gastronômicos devem fornecer luvas plásticas aos clientes. Ficam proibidos som e mesas de sinuca, bilhar e pebolim.
No caso dos hotéis, a medição de temperatura é obrigatória. Caso a pessoa tenha mais de 37,5º, a entrada é barrada. A ocupação é restrita a 65%, com disponibilização de álcool em gel e outros instrumentos de higiene das mãos sendo obrigatórios. O limite de hospedagem é de três diárias. Serviços de quarto só podem ser realizados caso não haja hóspedes.
A abertura de parques na cidade também foi permitida. Contudo, deve haver fiscalização para impedir aglomerações.
Leia mais sobre: Trindade / Cidades / Destaque 2