15 de novembro de 2024
Política

Ser ou não ser conhecido

 

Índices mostram Iris e Marconi bem conhecidos, mas com resultados diferentes na hora da intenção de voto

 

A exemplo do que se viu na pesquisa realizada em Rio Verde e publicada na semana passada, em Aparecida de Goiânia o pré-candidato do PT ao governo, Antônio Gomide, pouco lembrado nas intenções de voto, é um nome ainda desconhecido. O risco disso é mostrado na análise de Leandro Rodrigues publicada nesta página.

Ser bem conhecido, no entanto, não quer dizer voto garantido, o que pode ser medido na comparação entre as intenções de voto e o nível de conhecimento de Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB). Iris continua a ter o que comemorar; Marconi, nem tanto. A Vanderlan Cardoso (PDB) e Júnior do Friboi (PMDB), a atenção fica para o fato de que o conhecimento sobre eles ocorre mais pela imprensa, o que é sempre um risco, já que a opinião a ser formada – e decisão do possível voto – dependerá do tipo de notícia que atraem/provocam.

Essa parte da pesquisa foi realizada com a apresentação aos eleitores de cartela com fotos dos pré-candidatos (as mesmas que estão nesta página), junto com as opcões: ‘conhece’, ‘conhece pouco’, ‘conhece pela imprensa’ e ‘não conhece’. O resultado permite uma avaliação do potencial de cada um dos nomes, a partir do nível de conhecimento deles neste momento.

A novidade neste levantamento de Aparecida é a avaliação dos candidatos a presidente.

 


Leia mais sobre: Política