As eleições são somente em 2014, mas as conversas politicas estão movendo o tabuleiro eleitoral. A mudança de partido de Junior do Friboi, que sai do PSB e vai para o PMDB, fez com que outro nome para a disputa em 2014 se movimentasse. Vanderlan Cardoso que já foi candidato a governo pelo PR, migrou para o PMDB e depois deixou como certa sua filiação ao PSC, agora vai para o PSB. Para o Diretor de Redação do tribuna do Planalto, Filemon Pereira, Vanderlan se beneficia com a filiação de Friboi ao PMDB.
Friboi e Vanderlan trocam posições
Após deixar o PMDB, ex-prefeito de Senador Canedo beneficia-se de saída de empresário do PSB e assumirá partido socialista em breve
Filemon Pereira Diretor de Redação
Um dia após o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso anunciar que se filiará e comandará o PSB em Goiás, o empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi – atual vice-presidente do partido no Estado – confirma sua filiação no PMDB para o próximo dia 15.
Júnior do Friboi negociou com o vice-presidente da República, Michel Temer, sua filiação no PMDB goiano e fez o anúncio durante visita ao diretório do PMDB no início do mês de abril. A saída do PSB, porém, não foi pacificada com o presidente nacional do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O empresário Júnior do Friboi esperava manter o PSB em seu projeto político de disputar o governo estadual em 2014. Campos, no entanto, sentiu-se excluído e contrário à articulação. Em seguida, decidiu passar o comando do PSB a Vanderlan Cardoso, após conversas lideradas pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM).
Caiado e Vanderlan tentam alavancar a ‘terceira via’ no Estado, em um esforço para quebrar a hegemonia as duas forças políticas predominantes no Estado: a base aliada ao governador Marconi Perillo (PSDB) e a oposição liderada por PMDB e PT. Agora oferecem palanque a Eduardo Campos, potencial candidato à presidência da República.
Sem possibilidade de manter o comando do PSB, Júnior do Friboi apressou-se em confirmar a filiação no PMDB. Para isso, encontrou-se na tarde de sexta-feira, 3, com Iris Rezende. O motivo do encontro é que a articulação nacional promovida por Friboi, além de minar a relação do empresário com Eduardo Campos, também havia causado desconforto em parte do PMDB local, sobretudo no ex-governador.
Iris sentiu-se atropelado pela articulação e reclamou publicamente. O ex-governador decidiu que não participaria da festa de filiação do empresário, apesar de dizer sempre que o partido estaria aberto ao novo militante. Após a conversa com Iris, Friboi cancelou a festa (prevista para reunir 50 mil pessoas) e anunciou uma filiação protocolar no diretório do partido. Espera até lá convencer Iris a abonar sua ficha de entrada no partido.
Tanto a entrada de Júnior do Friboi no PMDB, quanto a articulação para levar Vanderlan Cardoso ao PSB reforçam as oposições em Goiás, ainda que em projetos distintos. De um lado PMDB e PT, os dois principais partidos de oposição em Goiás, com estrutura e capilaridade para uma disputa estadual. De outro, a união de Caiado e Vanderlan, que pode reunir numa só chapa DEM, PSB, PSC, PRP e PDT.
Leia mais sobre: Política