Cerca de três mil pessoas tiveram Dengue em Goiânia na última semana. A cidade vive em estado de epidemia. As unidades de saúde da capital estão cheias. Há situações em que 700 pessoas foram atendidas num único dia, com sintomas da doença. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para combater o mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Machado, o índice de infestação em Goiânia é alto. A situação é perigosa no município. Segundo o gestor, ultimamente a população tem colaborado um pouco mais. Ele ressalta a necessidade de ser fazer participarias com segmentos da sociedade organizada.
“Situação muito perigosa ainda. Município de Goiânia tem um índice de infestação alto. Embora seja menor do que o do ano passado. Mesmo assim explodimos numa epidemia nas últimas quatro semanas. Foram mais de três mil casos de Dengue somente na última semana. Além da Dengue, que pode matar, também tivemos o Zika Vírus, com casos transmitidos dentro do município. As pessoas precisam estar em alerta máxima”, afirma Fernando Machado.
A Secretaria Municipal de Saúde admite que os CAIS e CIAMS estão lotados, já que a procura é grande. De acordo com Fernando Machado, entre 100 e 150 pessoas em média se dirigiriam as unidades para se tratar da Dengue. Nos últimos dias, segundo o secretário, há pontos que estão recebendo mais de 700 pessoas por dia.
Fernando Machado pede paciência para quem procurar uma unidade de Saúde. Segundo ele, na rede particular, a situação não é muito diferente devido ao grande número de pessoas que tem contraído Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes.
“É bastante preocupante. São casos que estão sendo conduzidos as nossas unidades de saúde. Antes atendíamos cerca de 100, 150 pessoas, chegamos atender até 700 pessoas por dia. A pessoa rapidamente vai passar por uma classificação de risco. A classificação vai determinar o grau de gravidade desta pessoa. Se ela tiver algum sinal ou sintoma de gravidade ela vai ser atendido rápido. Caso não demorará um pouco mais. Se as pessoas forem procurar o serviço privado, também estará cheio. É uma epidemia por toda a cidade”, afirma o secretário.
De acordo com Fernando Machado, já foram contabilizados na capital cerca de 17 mil casos de Dengue em 2016. Até o final do mês passado, eram cerca de 14 mil.
Leia mais sobre: Cidades