Três academias de Goiânia foram interditadas devido à falta de autorização de funcionamento e de horário estendido. As interdições aconteceram nesta última sexta-feira (19), após ação fiscal da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). A ação foi realizada por auditores fiscais da secretaria.
As academias: Smart fit do Setor Sul, Bluefit da Avenida 85 e Skyfit do Setor Goiânia 2 haviam sido notificadas em dezembro, mas não entregaram a documentação no prazo estipulado, segundo a Seplanh. “O prazo dado venceu sem que as providências fossem tomadas pelos responsáveis, o que culminou nas interdições ocorridas na noite desta sexta-feira”, explica o gerente de fiscalização de atividades econômicas da Seplanh Goiânia, André Barros.
A vistoria nas academias foi realizada a fim de averiguar denúncias recebidas por meio dos canais de ouvidoria da Prefeitura de Goiânia do funcionamento sem a devida autorização do Poder Público Municipal, ou seja, não possuíam Alvará de Localização e Funcionamento.
Agora, para retornarem com as atividades, as unidades devem iniciar o processo de licenciamento da atividade, que envolve a solicitação do documento de uso do solo, numeração oficial e, em seguida, alvará de Localização e Funcionamento. Os procedimentos poderão ser feitos de forma rápida e virtual, por meio do portal simplificagoiania.com.br e do sistema Empresa Fácil, da Prefeitura de Goiânia.
Por meio de um comunicado publicado no Instagram, a Skyfit do Setor Goiânia 2 afirmou que o retorno das atividades está previsto para segunda-feira (22). A unidade também alega que as denúncias foram anônimas e infundadas, indicando estar com as documentações em dia. A Smart fit Goiânia e a Bluefit da Avenida 85 não se pronunciaram até o momento.