22 de dezembro de 2024
Destaque 2

Três cidades concentram quase 75% dos casos de coronavírus em Goiás

Lacen-GO é responsável pelos testes. (Foto: SES-GO)
Lacen-GO é responsável pelos testes. (Foto: SES-GO)

Dos 179 casos de coronavírus confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) nesta quinta-feira (9), 74,86% estão nas cidades de Goiânia, Anápolis e Rio Verde. Os três municípios têm, juntos, 134 pessoas infectadas, já declararam transmissão comunitária e têm visto uma crescente de casos neste início de abril. Os municípios são três dos quatro mais populosos de Goiás.

Na capital, há vários dias são confirmados novos casos de Covid-19. Sozinha, a cidade responde por 102 casos, 57% do total, e cinco mortes. Há transmissão comunitária desde o dia 12 de março, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em Anápolis, a quinta-feira (9) foi o quarto dia consecutivo com registro de novos casos, algo inédito nessa epidemia. O balanço da SES apontava 12 casos no município, mas as autoridades locais já confirmam 15 pessoas infectadas. A cidade também chegou a 123 casos suspeitos.

Rio Verde está com dois consecutivos de confirmações. A cidade foi, junto com Goiânia, a primeira a registrar pacientes infectados, há quase um mês. A cidade tem, no balanço da SES, 10 infectados, mas a SMS local já confirmou o 11º. Ainda há seis pessoas aguardando exames. Há transmissão comunitária na cidade pelo menos desde a penúltima semana de março.

Restrições ampliadas

Para conter o avanço do coronavírus nestas cidades, as prefeituras locais têm apertado o cerco. Goiânia e Anápolis fecharam academias ao ar livre em parques e praças. Na cidade do interior, o prefeito Roberto Naves disse que pode ser mais rígido caso a população continue relaxando em relação às restrições. Há, inclusive, a suspeita de que o último caso de contágio tenha vindo de um vizinho infectado que desrespeitou as normas de isolamento domiciliar. Em todas as cidades, houve um afrouxamento do distanciamento social por parte da população.

Curas e hospitalizações

Apesar de concentrarem três em cada quatro casos no estado, as cidades também reúnem a maior quantidade de pessoas curadas. Somente em Goiânia são 53. Rio Verde tem seis, e Anápolis chegou a cinco. Portanto, dos 134 casos, 64 (47,7%) já estão recuperados.

Em Rio Verde, os quatro casos confirmados estão internados em tratamento intensivo. Um deles está em uma unidade de saúde de Itumbiara. Em Anápolis, há apenas um paciente internado entre os confirmados; outros nove estão em isolamento domiciliar. Dos 123 casos suspeitos, sete estão hospitalizados. Em Goiânia, nove pessoas estão em tratamento hospitalar, enquanto 34 se recuperam em casa.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque 2