O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para a próxima segunda-feira, às 16h, o julgamento de dois processos relativos ao candidato ao governo do Estado Antônio Gomide (PT). No primeiro deles, será analisado o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela rejeição das contas do petista quando prefeito da cidade de Anápolis.
O julgamento do registro da candidatura do petista é acompanhada com muita apreensão pelos comitês de Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), pois a ilegalidade levaria os votos que ele recebeu a serem classificados como inválidos. Este resultado mudaria a situação do primeiro turno com vantagem para o atual governador de Goiás. Aliás, o registro da candidatura de Gomide é questionado pelo comitê de Marconi.
Após ter recurso negado no TCM, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolveu o processo para ser analisado na instância goiana. O TRE vai analisar se as irregularidades apontadas pelo TCM são sanáveis ou se cabe improbidade administrativa, o que poderia incorrer na inelegibilidade de Gomide.
O outro processo a ser analisado é a substituição do vice de Gomide, após a desistência de Tayrone de Martino e escolha de José do Carmo para o cargo. Nesse caso, também há um questionamento do candidato Alexandre Magalhães (PSDC) sobre o escolhido para o lugar d Tayrone, que é funcionário público. O democrata-cristão questiona se ele teria se desincompatibilizado no prazo legal.
Leia mais sobre: Política