Renan Filho (PMDB) será o candidato ao governo de Alagoas encabeçando ampla coalizão da base da presidente Dilma. O vice é negociado com o PP do senador Benedito de Lira – o filho, deputado Artur Lira, é cotado. Na chapa, o senador Fernando Collor (PTB) disputará o Senado, e para a Câmara o grupo contará com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) como um dos puxadores de votos. Para dar palanque a Aécio Neves, o governador Téo Vilela lançará o estadual Alexandre Toledo (PSDB).
Lá no passado
Ronaldo Lessa, quando governador, em visitas ao Rio e cafés com a imprensa, costumava chamar Collor de ‘aquele demônio’. Pelo visto, estão todos no paraíso.
Só Federal
O tucano Bruno Araújo (PE) vai excluir o ‘cargo’ da citação na futura campanha. Usará apenas ‘Federal’. Descobriu que a palavra Deputado a cada dia está mais vulgarizada.
Poder em família
Ao contrário do disse em 2013, sobre encerrar carreira, José Sarney (PMDB-AP) é candidato à reeleição para o Senado. A filha Roseana será candidata pelo Maranhão.
Vitrine para todos
Os pré-candidatos à Presidência Randolfe Rodrigues (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) preparam-se para cobrar na Justiça direito de participar dos debates na TV. As emissoras restringem aos quatro melhores nas pesquisas, mas por representatividade de bancadas no Congresso ambos têm direito a aparecer na telinha.
Gaveta anticorrupção
Conta do deputado Mendes Thame (PSDB-SP), presidente no Brasil da Global Organization of Parliamentarians Against Corruption: há no Congresso 388 projetos que tratam do combate à corrupção. Nada avança.
Volta de Jandira
Em papo com jornalistas, a deputada Jandira Feghali, líder do PCdoB, afirmou que é pré-candidata ao Governo do Rio. O partido vai encomendar pesquisa em abril. Os comunistas estão preocupados com o que chamam de fascismo nas redes sociais.
Ideologia nas redes
‘Está crescendo o neofascimo no Brasil, que vai temperar a eleição. O problema é que a repercussão sempre se volta contra os comunistas’, lamenta a parlamentar.
Memória comunista
O PCdoB faz aniversário na terça, 25, e promove exposição de fotografias históricas na Câmara dos Deputados. Já 31 é para esquecer: o ‘aniversário da revolução militar’.
Feliz 2015
O ano no Congresso acaba em maio. Hoje, os líderes escolhem seus projetos prioritários para entregar a Henrique Alves. Haverá esforço concentrado, de segunda a sexta, entre 7 e 11 de abril. Com Copa e eleições, a massa da turma volta só em novembro.
Madrinha
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) sacramentou a candidatura ao Senado depois que a presidente Dilma chamou os irmãos Tião e Jorge Vianna ao gabinete. Ela disse à dupla que quer contar com Perpétua no Senado a partir de 2015.
A Cúpula
No almoço com o deputado Eduardo Barbosa e o senador Ferraço, a embaixadora dos EUA, Liliana Ayalde, quis saber do ‘Mais Médicos’ e ‘Minha Casa’. Ela criticou sim, mas de leve, a relação com Dilma, diz Barbosa, e citava apenas ‘cúpula do governo’.
Grita dos auditores
Os Auditores-Fiscais do Trabalho sofrem com o desdém do Ministério do Planejamento com a pasta comandada por Manoel Dias. O ministério do Trabalho pediu em 2013 concurso para 100 vagas, em vão. E o contingente não cobre nem a turma aposentada.
Do além
Enquanto SP sofre com racionamento de água, a prefeitura do Rio investe num assessor do Além. Mantém convênio, não remunerado, com a Cacique Cobra Coral, cuja médium Adelaide Scritori faz trabalhos com o espírito do Cacique para chover – ou não.
Arruda por ele
José Roberto Arruda, o ex-governador do DF, concluiu um livro sobre os bastidores de sua prisão. Não denuncia ninguém, diz a amigos, mas põe ‘os pingos nos is’.
Ponto Final
‘O interesse os une, o crime os ata, e o medo os agrupa’.
Do saudoso Oscar Unzaga de la Veja, líder da Falange Socialista Boliviana.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini