23 de dezembro de 2024
Destaque 2

Transporte público de Goiânia registra redução de 25% no número de passageiros

(Foto: Rodrigo Estrela/Aparecida de Goiânia)
(Foto: Rodrigo Estrela/Aparecida de Goiânia)

Uma avaliação da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostrou que o número de passageiros do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia caiu 25% na segunda-feira (16), em comparação com 18 de março de 2019, dia equivalente para registro no ano passado.

O RedeMob Consórcio avalia que a tendência é “de queda contínua e drástica nos próximos dias” e espera-se que a redução do número de passageiros atinja patamares superiores a 50%. “Neste cenário, a demanda em um dia útil seria muito próxima à demanda normal de um domingo”, informou o consórcio.

Brasil

Segundo a avaliação, a expectativa de redução da demanda no transporte público de todo o país varia entre 25% e 30% “em função da flexibilização das atividades laborais, tais como o teletrabalho”, diz o estudo.

Nas últimas semanas já havia sido observada a redução de aproximadamente 15% da demanda de passageiros pagantes em função da suspensão de aulas. A partir da próxima semana, o estudo aponta possibilidade de redução de até 50% da demanda.

O estudo em âmbito nacional também diz que, caso a decisão seja por severa limitação de deslocamento não essencial, haveria redução de quase toda demanda de passageiros pagantes. Contudo “seria necessário manter o mínimo da oferta dos serviços para classes sociais sem outra opção ou para deslocamentos para tratamento de doenças e emergências”.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2