O público que participar da Romaria 2014 – Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, que começa nesta quinta-feira, 26, em Trindade, cidade da região metropolitana de Goiânia, poderá contar com um atendimento especial do transporte coletivo. Durante o período do evento, os ônibus vão circular 24 horas e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) ampliou a oferta de viagens diárias em 60%.
Até o encerramento da Romaria, uma frota extra de veículos será colocada em operação nos terminais para atender gradativamente a demanda. Por dia útil, durante a realização da Festa de Trindade, serão oferecidas 162 viagens (o número anterior era de 101), do Terminal Padre Pelágio ao Terminal de Trindade. A circulação dos veículos por 24 horas irá ocorrer no período de 27 de junho a 6 de julho. De 26 de junho a 10 de julho, a planilha operacional vai oferecer mais viagens gradativamente conforme a demanda.
Para os dias principais da festa, 5 e 6 de julho (sábado e domingo), as viagens vão ocorrer em intervalos de um minuto. Para o sábado, serão 100 veículos em operação somente para a linha 142, do Terminal Padre Pelágio sentido Terminal de Trindade e, no domingo, 80 ônibus.
A venda de Sitpass e a recarga dos cartões Fácil e Integração também serã reforçadas nos terminais de ônibus, assim como os serviços dos atendentes de terminal.
A presidente da CMTC, Patrícia Pereira Veras, afirma que o incremento nas viagens vai atender uma média de 20 mil pessoas por dia. Em período normal, o atendimento chega a 3.100 passageiros por dia.
O prefeito de Goiânia e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Paulo Garcia, diz que a festa de Trindade é a celebração religiosa mais importante do Estado e que alcançou reconhecimento em todos os ebrasileiros e no exterior graças ao trabalho desenvolvido com excelência pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Robson de Oliveira.
‘O serviço do transporte coletivo foi reforçado com planilhas e serviços especiais para a Romaria do Divino Pai Eterno com o objetivo de garantir conforto e segurança para quem optar pelo ônibus. A grandiosidade dessa festa não gera benefícios somente para Trindade, mas também para Goiânia e os demais municípios da região metropolitana”, afirma Paulo Garcia.
Itinerário
Devido às mudanças no trânsito dentro de Trindade, o itinerário da linha 142 (T. Pe Pelágio/T.Trindade) terá alterações durante o período da Romaria 2014. A circulação dos ônibus ficará restrita há algumas ruas e o embarque e desembarque ocorrerão somente no Terminal de Trindade.
A diretora técnica da CMTC, Cristina Maria Afonso, explica que os ônibus vão sair do Terminal Padre Pelágio e seguir pela rodovia dos Romeiros (GO-060) e pelas ruas 25, 26, 11 e 13 até o Terminal de Trindade.
Os trechos que passam pelas avenidas Manoel Monteiro, Brasília e Raimundo de Aquino ficarão interditados no período, assim como os pontos de embarque e desembarques dessas localidades. Segundo Cristina, a mudança foi feita para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do transporte coletivo. “A grandiosidade da festa, que atrai milhares de pessoas de todo o País, faz com que as vias urbanas sejam dedicadas aos pedestres e comércio. Por isso fizemos as adaptações que não vão prejudicar o serviço”, observa.
As alterações estão sendo comunicadas aos usuários. Nos dias 25 e 26 de junho, técnicos da CMTC vão informar a população no ponto principal, da avenida Manoel Monteiro, em Trindade sobre as mudanças temporárias. Nos pontos de embarque e desembarque, que vão ficar desativados, também haverá cartazes com as informações referentes à operação especial.
Da Prefeitura de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades