Com o embarque prioritário para passageiros que trabalham em serviços essenciais na região metropolitana de Goiânia iniciando hoje, o fluxo no transporte público coletivo apresentou redução de 48% nesta terça-feira (23), de acordo com a RedeMob Consórcios. A medida é uma tentativa de conter aglomerações nos ônibus do transporte coletivo.
O balanço da faixa horária das 17h apresentou a diminuição na demanda da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), sendo que a maior redução foi registrada em Goiânia, com queda de 54%.
O dia foi finalizado com 78.618 cadastros. Destes, 32.786 apresentaram apenas a justificativa, o que corresponde a 41,7% do total. Outros 45.832 anexaram algum tipo de comprovante ao cadastro.
A maioria dos cadastros (36,20%) foi realizada por trabalhadores da saúde, seguido do segmento de alimentação (19,8%). Em terceiro lugar estão os serviços diversos (18,3%) e em quarto, construção civil (7,7%). Profissionais de comunicação, transporte, escolar, escritórios e bancos, também estavam entre os mais citados no cadastro.
Em Aparecida de Goiânia, a redução no fluxo de passageiros foi de 44%. O Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera (Sima) também apresentou redução de 44% no final do pico da tarde. O sistema do transporte público coletivo rodou com toda a frota disponível, que conta com 1.018 veículos que correspondem à frota programada + Extra + Reserva Técnica, de acordo com a Redemob Consórcios.
O Diário de Goiás esteve presente durante a manhã no Terminal Praça da Bíblia e flagrou aglomerações na porta dos terminais, além de reclamações de clientes que não alegavam estar com o cadastro feito mas não tiveram autorização para entrar. Houve também quem falasse que faltou informação sobre o processo. O RedeMob Consórcio confirmou que houveram outros pontos onde foram registradas aglomerações.
O Consórcio de empresas também levantou que houve registro de vandalismo a um veículo, agressão física a um profissional do transporte e aglomerações do lado de fora de alguns terminais, além da retidão de dois veículos em razão de usuários tentarem viajar sem cadastro.
Também foram registradas 28 reclamações pelo 0800 da RMTC, em razão de falhas com o cadastro. E o Centro de Controle Operacional (CCO) observou que às 18h15, haviam pessoas aguardando do lado de fora dos terminais. No entanto, o RedeMob solicita ao usuário que tiver qualquer dúvida ou problema com o cadastro ou acesso, a entrar em contato com o 0800 648 2222 da RMTC para que possa ter sua dúvida ou problema solucionados.
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