10 de agosto de 2024
Cidades

Trânsito na Marginal Botafogo será alterado para novas obras

Governo Federal ainda não repassou recursos para estabilizar canal do córrego Botafogo (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)
Governo Federal ainda não repassou recursos para estabilizar canal do córrego Botafogo (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)

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Estão previstas para serem iniciadas na próxima semana, novas obras na Marginal Botafogo. Desta vez, as ações serão voltadas para estabilização do canal do córrego que não tem suportado o volume de água quando cai fortes chuvas no local. Com as intervenções, o trânsito no local deve ser modificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e o limite de velocidade na via deve ser reduzido novamente para 60 km/h.

Em entrevista à Rádio Sagres 730, o secretário de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan da Cunha Matos explicou que na última quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço para realização da obra. A prefeitura chegou a realizar ações emergenciais, até pedido de uma “vaquinha” entre empresários chegou a ser feito.

As ações serão realizadas com recursos do Ministério de Integração Nacional. No total foram repassados ao Município, R$ 7,8 milhões. O anúncio do repasse foi feito ainda no início de abril. Em maio, em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário Dolzonan Matos, reclamou que o dinheiro não estava disponível. Vanderlan Cardoso, em nome do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse que o recurso havia saído do governo federal.

As obras devem durar cerca de 5 meses e serão executadas pela empresa JOFEGE. Na última segunda-feira (2), foi publicado no Diário Oficial do Município decreto do prefeito Iris Rezende (MDB), que estabelece situação de emergência na Marginal Botafogo, para que a prefeitura pudesse contratar empresa, com dispensa de licitação para realização dos serviços.

As intervenções são para mexer na estrutura do canal. Hoje, o canal na parte mais antiga da Marginal, do Cepal do Setor Sul até na Rua 301 na Nova Vila, é formado por duas peças e entre elas colabora para que haja dilatação, o que facilita a entrada de água, infiltrando o solo e enfraquecendo a estrutura.

Segundo a Seinfra, ao invés de duas peças em formato da letra V, será feita a união das duas peças formando uma única estrutura no formato da letra U. Para isso, serão feitas escavações, troca do solo, e a colocação de lajes.

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