19 de novembro de 2024
Ministério da Fazenda

Transformação ecológica e reforma tributária internacional serão destaque de viagem de Haddad aos EUA

Ministro participará da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20
No primeiro dia, o ministro buscará promover o Plano de Transformação Ecológica do Brasil. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).
No primeiro dia, o ministro buscará promover o Plano de Transformação Ecológica do Brasil. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre agenda nos Estados Unidos. A transformação ecológica e a reforma tributária internacional serão destaques da viagem em Washington, onde o ministro participará da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20.

No primeiro dia, o ministro buscará promover o Plano de Transformação Ecológica do Brasil. Às 15h (horário local), o ministro participa de um evento sobre finanças sustentáveis, no Wilson Center, organizado pelo Brazil Institute e pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, para debater o tema de finanças sustentáveis.

Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), o Plano de Transformação Ecológica busca promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização, por meio de investimentos que melhorem o meio ambiente e reduzam as desigualdades.

Já no segundo dia, Haddad participa de uma discussão sobre tributação internacional em um evento organizado em parceria entre Brasil e França, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema ganhou destaque na reunião do G20 realizada em São Paulo, em fevereiro. Ainda na terça-feira (16), o ministro irá a uma mesa-redonda sobre a dívida soberana global.

A viagem da comitiva do Ministério da Fazenda encerra-se na sexta-feira (19). Pela manhã, estão programados um café da manhã no FMI e a reunião plenária do fundo. À tarde, o ministro Haddad conversará com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni, e participará da reunião do comitê de desenvolvimento do Banco Mundial.


Leia mais sobre: / / / Brasil