O detentos que estavam na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, e foram transferidos para o Presídio de Anápolis serão transferidos para Aparecida em até 135 dias. Os detentos foram transferidos no dia 24 de fevereiro após uma rebelião que resultou na morte de cinco pessoas e 35 feridos.
O prazo foi estabelecido nesta segunda-feira (27) durante reunião entre as Secretarias de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), Gestão e Planejamento (Segplan), Fazenda (Sefaz), Casa Civil, representantes do Tribunal de Justiça (TJ-GO) e do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
“O prazo ajustado leva em consideração 15 dias por conta de desembaraços administrativos, e mais 120 para entrega da obra”, informou a SSPAP-GO por nota.
O caso
Aproximadamente 580 detentos foram transferidos da Penitenciária Odenir Guimarães para o Presídio de Anápolis, após confusão em Aparecida de Goiânia. Uma confusão em 23 de fevereiro resultou na morte de cinco detentos e 35 feridos. Em três horas as forças policiais controlaram a situação. Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Houve um início de incêndio dentro da Penitenciária, que foi controlado pelos Bombeiros. O restante dos detentos foram transferidos para a cadeia de Anápolis. No entanto, não foi informado o número de presos. Durante a confusão, foi morto Thiago César Souza, conhecido como Thiago Topete, que cumpria pena por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Thiago Topete era um dos líderes das gangues de tráfico de drogas em Goiânia.
Leia mais:
- Prefeitura de Anápolis pede a retirada dos presos transferidos
- Transferência de presos gera rebelião no Presídio de Anápolis
- Detentos transferidos devem permanecer em Anápolis por tempo indeterminado
- Feridos durante confusão em Penitenciária, 16 detentos recebem alta médica
Leia mais sobre: Cidades