A prefeitura de Paris anunciou nesta quinta-feira (09) que deve construir até o final de 2017, um muro de vidro ao redor da famosa Torre Eiffel. A barreira deve ter 2,50 m de altura com o intuito de proteger a torre de possíveis ataques terroristas.
A barreira substituirá as grades metálicas, que foram instaladas em agosto de 2016 de forma provisória. Atualmente, a torre de 324 metros de altura, que recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, tem uma cerca de metal de proteção ao redor de sua base, instalada temporariamente para o Campeonato Europeu de Futebol de 2016.
Segundo o Jornal Le Parisien, o muro custará cerca de 20 milhões de euros.Será uma “cerca à prova de balas que rodeará a maior parte dos jardins da Torre Eiffel”, indicou Bernard Gaudillère, presidente da sociedade que gere o monumento. Segundo Martins, o objetivo é conseguir uma circulação mais fluida dos visitantes, uma vez controlados. “A situação de risco terrorista continua sendo alta em Paris e nos lugares mais expostos, entre eles a Torre Eiffel, e são necessárias medidas de segurança especiais”, destacou Martins.
Nos dois últimos anos a França foi atingida por uma série de ataques terroristas que deixaram 238 mortos e centenas de feridos.
Em 3 de fevereiro, um egípcio atacou com facão os militares que patrulhavam no Carrossel do Louvre, o centro turístico que dá acesso ao museu mais visitado do mundo.
Leia Mais:
- Com slogan islâmico, homem tenta invadir Louvre; premier suspeita de terrorismo
- Conferência da paz sobre Oriente Médio reune potências em Paris
Leia mais sobre: Mundo