O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) destacou a necessidade das empresas, em especial de pequeno porte, estarem atentas para as oportunidades que o universo digital oferece. Na abertura de um evento do Facebook de empreendedorismo nesta sexta-feira (22), em Goiânia, ele destacou que é fundamental que os empreendedores busquem inserção, cada vez mais, nas redes sociais como meio de ampliar seus negócios. “Em qualquer setor, quem não estiver atento a isso não vai sobreviver”, alertou. Somente o Facebook registra mensalmente 120 milhões de pessoas conectadas no Brasil. Outra rede do grupo, o Instagram, tem 40 milhões.
O presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital da Câmara dos Deputados foi convidado para fazer a abertura do evento Impulsionando seu Negócio com Facebook justamente por conta do trabalho a favor da inovação que desenvolve na vida pública. “Temos visto cada vez mais que as ferramentas desenvolvidas pelas grandes empresas de Economia Digital não são simplesmente voltadas para o setor de tecnologia. Elas têm a capacidade de gerar escala e desenvolver qualquer negócio”, salientou.
Nesse sentido, Thiago falou aos cerca de 500 empreendedores presentes no Master Hall, que oportunidades como a deste evento têm que ser aproveitadas por se traduzirem em aprendizado. “Isso que o Facebook e outras empresas fazem é importante. As empresas de tecnologia têm como base gerar cada vez mais inovação e um dos principais campos de inovação é o empreendedorismo. Por isso, essa conexão entre as grandes empresas de tecnologia e quem faz o negócio na ponta é fundamental para as economias nacional e mundial avançarem”, ressaltou.
O parlamentar disse que existem vários exemplos de setores e empresas tradicionais que tiveram sucesso ao se inserirem no mundo digital. Um dos casos, inclusive, foi apresentado durante o evento e tem relação com a plataforma Boi na Linha, que teve um up nas atividades a partir da ferramenta de impulsionamento do próprio Facebook. “Quer pensar um setor mais tradicional e antigo do que a agropecuária? Vimos aqui o exemplo que mostrou que uma oportunidade no mundo digital gerou escala e negócios através de mecanismos digitais. E os empreendedores precisam se dar conta disso e estarem cada vez mais atentos”, explicou.
Período mágico
Em sua fala, Thiago Peixoto também fez uma referência a um período específico de tempo que para ele pode ser considerado como um divisor de águas. Em uma interação com o público, ele perguntou se as pessoas sabiam o que tinha ocorrido de importante entre o fim de 2006 e início de 2007. Um dos presentes cravou: uma mudança importante no Facebook. “Exatamente, foi nessa época que o Facebook deixou de ser uma plataforma que conectava universitários americanos para se tornar uma rede pública. Foi uma grande virada”, lembrou.
Além disso, ele enumera que, no mesmo período, Steve Jobs lançou o revolucionário Iphone, a rede Twitter foi lançada e o foi criado o Airbnb. “Nessa época tivemos grandes mudanças e criação de novas empresas e negócios que estão entre os principais players da nova economia. Aquele ano de 2007 foi simbólico, foi mágico. E só se passaram dez anos, mas foi uma mudança muito forte”, salientou Thiago Peixoto.
O parlamentar lembrou que essas novidades exigem adaptações e novas visões em termos de regulamentação. “E esse é um trabalho que temos desempenhado na Câmara dos Deputados. Temos procurado conversar com as empresas da Economia Digital para encaminhar atualizações em nossa legislação. Eu defendo a regulamentação, mas ela tem que vir no sentido de incentivo e não de proibição. Gerar restrições é um grande erro que prejudica nossa economia e a sociedade. E, como sempre gosto de frisar, a questão central é também atender o que espera o cidadão, o que é mais positivo para a sociedade”, acrescentou o deputado.
Thiago Peixoto tem sido um dos principais interlocutores do assunto no Congresso e está em constante contato e diálogo com empresas como Facebook, Google, Microsoft, Intel, IBM, Airbnb, Uber, 99 e outros. À frente do debate nacional sobre o tema, ele já participou de eventos em Brasília e em São Paulo do próprio Facebook e de outras gigantes como Google e Intel, além do Airbnb. Este mês, Thiago Peixoto integrou um painel internacional durante evento do Movimento Brasil Competitivo (MBC), debatendo o assunto com nomes do Reino Unido e do Chile.
Treinamento
O “Impulsione seu Negócio” é uma ação internacional do Facebook, ocorrendo em países como Estados Unidos, México e Colômbia. No Brasil, a atividade é realizada desde setembro de 2015. A ideia é mostrar o potencial da plataforma e incentivar os empreendedores a ocuparem espaço na rede. Os eventos já ocorreram em várias cidades, direcionados para empreendedores. A proposta é levar capacitação a administradores de páginas, agências e pessoas que têm ou pretendem abrir um negócio físico ou online. Outra ideia é ensinar a empreendedores como usar o Facebook para divulgar produtos e serviços e se relacionar com clientes. Além de tirar dúvidas sobre como funcionam as ferramentas, também ocorrem palestras e contato com cases de empresas que tiveram sucesso no ambiente virtual. Os eventos também contam com equipes especializadas para dar atendimento individual para os participantes.
Leia mais sobre: Cidades