O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) fará, nessa sexta-feira (22), a abertura de um evento do Facebook voltado para empreendedores goianos, o Impulsione seu Negócio. O parlamentar está à frente do debate sobre Economia Digital no Congresso Nacional atualmente. A ideia da plataforma é motivar empresas, independentemente de seu porte, a se inserirem no mundo digital. O evento está marcado para começar às 9 horas no Master Hall, em Goiânia.
O goiano foi convidado para a atividade por conta da relevância de seu trabalho a favor da inovação na Câmara dos Deputados. Ele inseriu a pauta de forma significativa em seu atual mandato. Para se ter ideia, ele é presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e relator da Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa. “Tenho chamado a atenção para as transformações que a tecnologia trouxe para nossa realidade. E nem é questão de futuro. É presente. E as empresas têm que reconhecer isso e se integrar, adaptando-se às mudanças. É questão de sobrevivência”, afirma Thiago.
O parlamentar lembra que é importante que as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, trabalhem para se inserir no mercado digital, para marcar posição de forma efetiva em um mundo com cada vez mais oportunidades. “Vivemos em uma realidade disruptiva. Temos que pensar e agir nesse sentido. Não adianta mais termos uma cabeça analógica. Temos que nos inserir fortemente no mundo digital. Em muitos casos, o meio de produção da mercadoria de determinada empresa continuará sendo físico, assim como o produto será palpável, mas o meio de se chegar ao consumidor tende a ficar cada vez mais virtual. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas. E é nesse contexto que se insere o esforço do Facebook para incentivar os empreendedores a marcarem posição na rede”, explica Thiago.
Thiago Peixoto tem sido um dos principais interlocutores do assunto no Congresso e está em constante contato e diálogo com empresas como Facebook, Google, Intel, IBM, Airbnb, Uber, 99 e outros. À frente do debate nacional sobre o tema, ele já participou de eventos em Brasília e em São Paulo do próprio Facebook e de outras gigantes como Google e Intel, além do Airbnb. Este mês, Thiago Peixoto integrou um painel internacional durante evento do Movimento Brasil Competitivo (MBC), debatendo o assunto com nomes do Reino Unido e do Chile.
No fim do mês passado, em São Paulo, Thiago Peixoto foi convidado pelo Facebook para participar do lançamento da Estação Hack, projeto da empresa voltado para formação e capacitação de jovens na área de empreendedorismo, inovação e tecnologia. “Esse trabalho de aproximação é muito importante. Ele possibilita que tenhamos diálogo com as empresas que representam o setor e nos ajuda a entender os projetos e demandas delas, além dos planos para o país. É importante ter isso claro até para saber como inserir os anseios da sociedade em relação aos serviços e saber de que forma traremos esse quadro para o Congresso Nacional, para a elaboração de leis e diretrizes”,explica Thiago.
No trabalho que vem desempenhando na Câmara dos Deputados, Thiago Peixoto tem defendido a regulamentação para atividades relacionadas com a Economia Digital, mas nunca com viés proibitivo. “Alguns defendem que o setor não pode ter regras. Não concordo. Defendo que é preciso regulamentar, mas com foco no que pode favorecer e incentivar a inovação e nossas empresas e, acima de tudo, que nesse processo regulatório seja levado em consideração aquilo que será mais favorável ao cidadão”, acrescentou Thiago.
Impulsionamento
O “Impulsione seu Negócio” é uma ação internacional do Facebook, ocorrendo em países como Estados Unidos, México e Colômbia. No Brasil, a atividade é realizada desde setembro de 2015. A ideia é mostrar o potencial da plataforma e incentivar os empreendedores a ocuparem espaço na rede. Os eventos já ocorreram em várias cidades, direcionados para empreendedores. A proposta é levar capacitação a administradores de páginas, agências e pessoas que têm ou pretendem abrir um negócio físico ou online. Outra ideia é ensinar a empreendedores como usar o Facebook para divulgar produtos e serviços e se relacionar com clientes. Além de tirar dúvidas sobre como funcionam as ferramentas, também ocorrem palestras e contato com cases de empresas que tiveram sucesso no ambiente virtual. Os eventos também contam com equipes especializadas para dar atendimento individual para os participantes.
Leia mais sobre: Cidades