22 de novembro de 2024
Eleições OAB-GO • atualizado em 12/10/2024 às 14:48

Thadeu Aguiar e Rafael Lara lançam chapa do Compromisso em Catalão

A chapa O Compromisso Continua lançou as candidaturas à reeleição do advogado Thadeu Aguiar, presidente da Subseção da OAB-GO em Catalão
O lançamento ocorreu na noite desta sexta-feira (11) e reuniu ao menos 300 pessoas no Deck 64 Lounge. Foto: Larissa Melo
O lançamento ocorreu na noite desta sexta-feira (11) e reuniu ao menos 300 pessoas no Deck 64 Lounge. Foto: Larissa Melo

A chapa O Compromisso Continua lançou as candidaturas à reeleição do advogado Thadeu Aguiar, presidente da Subseção da OAB-GO em Catalão, e Rafael Lara Martins, presidente da seccional goiana. Ambos concorrem aos respectivos cargos com o número 1. O lançamento ocorreu na noite desta sexta-feira (11) e reuniu ao menos 300 pessoas no Deck 64 Lounge. Antes, à tarde, sob chuva intensa que se estendeu até de noite, Thadeu, Lara e integrantes das chapas comandaram um grande adesivaço no comitê e escritório catalano do grupo.

Além de Thadeu na Presidência, em Catalão a Chapa 1 vem com Thiago Monteiro na Vice-Presidência, Chiara Lubich na Secretaria-Geral, Meirielle Nickhorn na Secretaria-Geral Adjunta e Marco Thúlio na Tesouraria. Os advogados Paula Faids 
Dimas Júnior serão os representantes da subseção no Conselho Seccional.

Durante o evento noturno, o tom das falas, em uníssono, destacaram a união da advocacia em Catalão e em Goiás. O presidente Thadeu Aguiar disse que perseguia desde as eleições de 2021 a união de ora se celebra. E fez questão de elogiar o advogado Thiago Monteiro, “por estar aqui e ter escolhido estar conosco, demonstrando muita hombridade e desprendido de vaidades pessoais”.

Ao fazer a leitura do cenário atual da advocacia, Thadeu recordou batalhas travadas pelas subseções e seccional em relação, por exemplo, às custas judiciais e aos problemas de lentidão e travamentos do Projudi. “Há problemas na advocacia de Catalão que são os mesmos de Goiás e do Brasil. E a gente precisa ter força. A gente só tem representatividade se estivermos juntos. Não tem outro caminho”, discursou.

Também fez uma análise sobre a necessidade da advocacia se unir e consctar para além da política classista da OAB para enfrentar os desafios da modernidade na profissão. “O advogado que não entender que ele precisa do outro; se não entender que a gente precisa estar conectado um com o outro, e aqui a gente dá o exemplo disso, infelizmente em pouco tempo ele vai estar fora até do mercado”, avaliou.

O presidente Rafael Lara Martins enfatizou o “orgulho” em continuar o trabalho realizado em conjunto com a subseção. “Porque trabalhamos muito juntos durante esses três anos”, destacou. Ao lado do criminalista Pedro Paulo de Medeiros, que concorre a uma cadeira no Conselho Federal da OAB também pela Chapa 1, Lara relembrou o início das gestões, em 2021, quando foi necessário a união da seccional e da subseção para a melhoria da prestação jurisdicional na comarca.

“Começamos uma gestão em que precisamos brigar aqui por juiz. Temos 160 juízes a menos no Estado de Goiás e nessa gestão conseguimos 62 novos juízes no Estado e vamos conseguir mais 60. Porque não é admissível que uma cidade do tamanho de Catalão ter falta de juiz titular na comarca; atrasar processo”, disse.

Lara também destacou o trabalho em favor da advocacia dativa, reafirmando seu empenho pela redução do prazo para o pagamento dos honorários devidos aos dativos em Catalão e em Goiás inteiro. “Eu olho também para 2021 quando a advocacia dativa aqui estava levando seis anos para receber seus honorários. E no mês passado tinha advogado recebendo já do final de 2022”, relembrou.

O presidente, em discurso, lançou a proposta de reduzir ainda mais o prazo para o pagamento e foi além, indicando que o objetivo é alcançar a correção do valor da Unidade de Honorário Dativo (UHD), sem reajuste desde 2016, quando valor foi fixado em R$ 165,25, permanecendo até os dias atuais: “Em um ano e meio quero garantir que com diálogo, com o Thadeu e muita luta vamos construir o retorno da dignidade e o advogado dativo vai receber no mesmo ano em que ele fizer o protocolo. Porque já estamos trabalhando nisso. Ai sim, partir para brigar para reajustar o valor atrasado da UHD, pelo número de UHDs devidas nos processos e na tabela de honorários da advocacia dativa”.

A advogada Thais Sena, candidata à Secretaria-Geral-Adjunta da OAB-GO, afirmou que tem uma história muito íntima com Catalão. Ela destacou o legado do pai, Felicíssimo Sena, e seu vínculo com a cidade. E destacou a aliança da advocacia pelo Compromisso: “O que temos aqui é uma união de ideias e e de valores. E o Rafael além de gestor, é umamigo de longa data. Fato é que estou muito feliz de poder estar aqui, agora, caminhando lado a lado com esse grupo, porque vamos poder trabalhar muito mais pela advocacia”.

O conselheiro federal David Soares, que agora concorre à Tesouraria da seccional, embora nascido em Pires do Rio, revelou que foi criado em Catalão, onde estudou, passou infância e a juventude. “É minha cidade do coração. É um orgulho grande representar a seccional e estar aqui pedindo o voto do meu povo, para o Thadeu e para o Rafael”, discursou.

A advogada Larissa Bareato, que concorre à vaga de vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), também fez uso da palavra para reforçar que a Caixa estará presente e junta onde quer que a OAB-GO estiver, levando benefícios assistenciais à advocacia de todo Estado.


Leia mais sobre: / / Direito e Justiça