22 de dezembro de 2024
Cidades

Testes rápidos vão indicar incidência do coronavírus em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará no próximo sábado inquérito sorológico para avaliar circulação do novo coronavírus na cidade. 22,4 mil pessoas serão testadas nos diferentes sete distritos sanitários da capital. Goiânia tem 547 casos confirmados.

As pessoas serão escolhidas por meio de sorteio. O processo será dividido em quatro etapas, sendo a primeira no próximo sábado. Em cada uma delas serão restadas 5,6 mil pessoas, sendo 800 por distrito sanitário.

Um total de 1,2 mil profissionais vão trabalhar na testagem, sendo servidores da saúde e acadêmicos da UFG. A parceria com a UFG também permitirá que o Centro de Seleção faça a impressão, leitura e processamento dos formulários que serão respondidos pela população.

A intenção é que ao final das quatro etapas possa haver uma maior clareza sobre como o vírus está se comportando na cidade. A testagem ainda vai colaborar para o planejamento das ações contra o coronavírus, inclusive relativas a flexibilização das atividades.

“As etapas vai nos dar a ideia sobre a carga da doença, a gente chama de incidência da doença no município, nos dando uma ideia melhor de planejamento de leitos hospitalares, novas infecções, e até mesmo de uma possível ou não flexibilização do isolamento social. O caso confirmado só vai nos dar a informação que a pessoa teve contato com o vírus, principalmente se for assintomática”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.

O inquérito será feito por sorteio de bairro e quadra. Os endereços das pessoas que serão testadas estão sendo sorteados com base no mapa digital do município de Goiânia. De posse do endereço, as equipes, cada uma formada por um técnico em saúde e um agente de endemias, abordará o morador e verá se ele tem interesse em participar do inquérito.

Os profissionais estarão devidamente identificados e usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Serão realizados testes rápidos, que serão feitos a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue e o resultado sai em 15 minutos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele não detecta especificamente o novo coronavírus, mas os anticorpos produzidos após a infecção, ele aponta se a pessoa testada teve ou não Covid-19.

“É uma forma de avaliar como está a circulação do vírus no município. É feito por meio de um teste rápido onde é coletada uma gota de sangue do dedo da pessoa e verifica se a pessoa teve ou não contato com o vírus por meio da produção de anticorpos. Esse inquérito vai nos dar uma ideia de como está a infecção na população”, disse Yves Mauro.


Leia mais sobre: Cidades / Goiânia