23 de dezembro de 2024
Saúde

Testes gratuitos para hepatites virais serão realizados em shopping a partir de segunda (29)

Ação faz parte do Julho Amarelo contra a Hepatite e acontece a tarde entre os dias 29 e 31 deste mês
Em cerca de 15 minutos, o resultado fica pronto e aqueles que tiverem positivado para alguma das enfermidades receberão encaminhamento. (Foto: Freepik).
Em cerca de 15 minutos, o resultado fica pronto e aqueles que tiverem positivado para alguma das enfermidades receberão encaminhamento. (Foto: Freepik).

Para alertar sobre a enfermidade, 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E em alusão ao Julho Amarelo, entre segunda e quarta-feira (29 a 31 de julho), as pessoas que passarem pela praça de alimentação do Shopping Órion, das 12h às 17h, poderão receber orientações sobre as hepatites virais e ainda fazer a testagem gratuita para as hepatites B e C, sendo as mais comuns no país.

Em cerca de 15 minutos, o resultado fica pronto e aqueles que tiverem positivado para alguma das enfermidades receberão encaminhamento para unidades de saúde especializadas para o devido acompanhamento. Quem desejar também poderá realizar testagem para detectar HIV e sífilis. A iniciativa conta com a parceria da Clínica Liver – Instituto do Fígado de Goiás, situada no centro clínico do Órion Complex.

Julho Amarelo

Divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em abril, o Relatório Global sobre Hepatites de 2024 aponta que as hepatites virais causam a morte de cerca de 3.500 pessoas por dia em todo o mundo e 1,3 milhão por ano. A doença é a segunda principal causa infecciosa de morte a nível mundial, ficando atrás apenas da tuberculose. Para alertar sobre a enfermidade, 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e todo o mês ganha a cor amarela.

SERVIÇO
Julho amarelo com teste grátis
Data:
29 a 31 de julho
Horário: Das 12h às 17h
Local: Praça de Alimentação do Shopping Órion, Avenida Mutirão, Setor Marista Testes: Hepatite B e C, HIV e Sífilis
Participação: Gratuita


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia / Saúde