03 de janeiro de 2025
Aparecida de Goiânia

Testagem em massa é trunfo de Aparecida de Goiânia no combate à Covid-19, diz superintendente

Teste em profissional de segurança em Aparecida de Goiânia. (Foto: Enio Medeiros)
Teste em profissional de segurança em Aparecida de Goiânia. (Foto: Enio Medeiros)

Aparecida de Goiânia é o município goiano que mais tem investido em testes para diagnóstico da Covid-19. Até hoje, já foram 63.372 testes RT-PCR, o que representa praticamente 11% de toda a população da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de letalidade pelo doença está hoje em 1,83%, abaixo dos 2,37% do estado e dos 3,4% do Brasil.

Segundo o superintendente de Atenção Básica, Gustavo Assunção, “quanto mais você testa, mais encontra casos positivos, o que leva à queda no índice de letalidade”. Conforme o superintendente, a SMS tem realizado entre 1,2 mil e 1,5 mil testes diários. “É um dos pilares da gestão”, afirmou. Assunção pontuou ainda que a prefeitura já investiu quase R$ 10 milhões nos exames.

“A testagem nos baliza nas decisões de gestão. Ela produz indicadores para achar esse ponto de equilíbrio entre saúde e economia. Foi a testagem em massa, aliado a outros indicadores, que propiciou a Aparecida implantar o modelo de escalonamento regional”, cita. “Hoje não o temos mais porque a testagem em massa nos propiciou um conhecimento do comportamento do vírus na cidade, os bairros com mais casos ativos”, completa.

Outro benefício foi a redução de pessoas que tiveram complicações da doença e precisaram de internação em Unidades Terapia Intensiva (UTI). “Todo este volume de testes fez que apenas 2,2% dos pacientes precisassem de UTI, com intervenção e acompanhamento precoce”, destacou.

Busca ativa

A gestão implementou recentemente a busca ativa de casos, em bairros que apresentam maior taxa de contaminação. Agentes de endemias e comunitários visitam as casas de uma determinada região identificando casos suspeitos, de pessoas que tiveram contatos com casos confirmados e que estão com sintomas leves da doença. “Eles são encaminhados para o posto de saúde para fazer o teste”, conta.

A busca teve início no dia 27 de julho e já foram visitadas as residências dos bairros Buriti Sereno, Independência Mansões e Cidade Vera Cruz 1 e 2.

  • Balanço – Setor Cidade Vera Cruz 1 e 2: 6,2 mil casas visitadas sexta e sábado – 7 e 8 de agosto; 847 exames RT-PCR realizados no sábado nos dois pontos de coleta – Feira Coberta e CEU das Artes;
  • Balanço Buriti Sereno: foram realizadas 5.099 visitas em domicílio e foram efetuados 235 testes RT-PCR;
  • Balanço Independência Mansões: foram realizadas 3.700 visitas domiciliares e feitos 719 testes
  • Próximos bairros atendidos – Santa Luzia, Jardim Olímpico e Parque Trindade

As ações têm levado a uma estabilização da epidemia no município. Uma reunião da equipe técnica está agendada para esta semana. Novos dados serão analisados para confirmar a tendência e até um eventual início de queda. “É difícil afirmar, mas acreditamos que os casos estão diminuindo e as mortes também”, disse o superintendente.

Os testes em Aparecida de Goiânia são realizados em 12 postos: dois drives-thrus (Cidade Administrativa e Jardim Boa Esperança); 3 UPAs (Brasicon, Buriti Sereno e Parque Flamboyant) e em 07 UBS´s (Expansul, Jardim Tiradentes, Garavelo Park, Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões). No drive-thru do Centro de Especialidades já foram feitos 13.346 testes. No Rodeio Show, em 18 dias, foram 5.705


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Destaque 2