A testagem ampliada para identificar o antígeno da Covid-19 em crianças e adolescentes assintomáticas no Estado de Goiás apontou um índice de 13.6% de positividade com relação aos 390 exames realizados nesta quarta-feira (7).
A informação foi passada nesta quinta-feira (8), pelo Governador Ronaldo Caiado, durante a chegada de novo lote de doses de vacina contra a Covid-19. “13.6% dessas 390 crianças que foram testadas ontem, deram positiva no ponto de vista de terem anticorpos”, ponderou.
O governador afirmou que a expectativa da ação é testar 5 mil crianças e adolescentes, para identificar positivados assintomáticos que se tornam “transmissores do vírus para outras pessoas”. A partir dos dados, será realizado, de acordo com Caiado, um estudo científico para avaliar um possível retorno de aulas presenciais na rede pública.
A testagem ampliada para crianças e adolescentes assintomáticos é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e destinada a pessoas de 2 a 18 anos, matriculadas em instituições de ensino~, até o próximo dia 10 de abril, das 8h às 19h até a sexta-feira, e no sábado, das 8h às 12h, no Campus V da PUC-GO, em sistema drive-thru.
Para realizar o teste, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação, além de preencher o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças. Não é necessário agendamento. No entanto, pessoas com sintomas gripais não podem participar da testagem.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Secretaria Estadual de Saúde / testagem ampliada / testes covid-19 / Cidades / Destaque 2 / Goiás - Estado