A testagem de antígeno da Covid-19, realizada pela Prefeitura de Goiânia nesta sexta-feira (05/03), registrou por mais uma semana alta nos casos positivos para o novo coronavírus. O índice de positividade chegou em 15,6% e as regiões com maior número de casos positivos foram Norte, com 24,6% no CSF São Judas Tadeu, Sudoeste com 21,6% no CSF Residencial Itaipu e Noroeste com 19,3% no CSF Novo Planalto. A ação aconteceu em 11 unidades de saúde do município localizadas em distritos da capital.
“Percebemos um aumento significativo nas últimas semanas, muitos que têm procurado os locais para realizar o teste já estão com alguns sintomas, o que não é recomendado. A estratégia foi utilizar pontos espalhados na cidade para que não haja aglomeração e possamos alcançar mais pessoas, mas os casos só aumentam”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni.
As unidades que receberam os pacientes para realização do teste foram preparadas para atender uma demanda compatível com a estrutura e realizada pelos profissionais de saúde dos distritos. Todos os casos positivos serão acompanhados de forma diária através da Central Humanizada para a Covid-19.
“Com o aumento de casos e ocupação de leitos, a única forma de diminuirmos a disseminação do vírus é permanecendo em casa, utilizando máscara e higienizando as mãos. Mesmo com a vacinação iniciada, temos que ter o máximo de cautela para que possamos vencer juntos essa batalha”, conclui a diretora.
Compareçam na unidade somente assintomáticos, quem tivesse um quadro sintomático deveria procurar uma unidade que não estivesse sendo realizada a testagem de antígeno, onde encontraria o teste RT-PCR indicado para pessoas que apresentam sintomas.
Balanço da testagem
Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, Goiânia já testou 134.120 pessoas, sendo que 15.929 tiveram resultado positivo para a Covid-19, representando 11,8% do total.
Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2