23 de dezembro de 2024
Destaque

Testagem ampliada da Prefeitura de Goiânia apresenta alta no índice de positividade

Testagem ampliada em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Testagem ampliada em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Uma semana após apresentar o menor índice de positividade desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Goiânia voltou a registrar alta na testagem ampliada realizada na última sexta-feira (23/04). De 3.9% o número subiu para 6.2% de positivados na ação.

O universo testado alcançou 3425 pessoas com 213 positivos, o que representa 6.2%. De acordo com técnicos em saúde ouvidos pelo Diário de Goiás, o número isolado não pode indicar sozinho que a flexibilização das atividades comerciais na capital possa ter colaborado com o aumento. Ao mesmo tempo, o índice pode ser um indicativo que a reabertura tem colaborado com a acentuação nos casos.

Em fevereiro deste ano, o índice chegou a 17% em testagem realizada na região central da capital. “Acompanhamos diariamente diversos indicadores, que são responsáveis por orientar o nosso trabalho. A testagem ampliada é um balizador importante, mas não é decisivo”,  destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, em entrevista ao Diário de Goiás, no dia 16 de abril

Na mesma entrevista,  ele explicou outros fatores indicativos de redução na transmissibilidade. “Outro indicador importante que na última reunião do COE foi apresentado é que nossa taxa de transmissão que é o modelo matemático calculado pelo R que foi de 0,8%. Quando esse número está melhor que 1 é o que a gente sempre busca: para cada pessoa infectada ocorre a transmissão para menos de 1 pessoa”, destacou.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque