A Universidade Estadual de Goiás (UEG) conquistou, pela primeira vez, destaque nacional no Prêmio Capes de Tese. O trabalho de Igor Romeiro dos Santos, defendido no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Renac|UEG), foi eleito o melhor do Brasil na área de Ciências Ambientais em 2025.
Orientada pela professora Elisa Flávia Luiz Cardoso Baião e coorientada pela professora Catia Lira do Amaral, a pesquisa investigou a poluição das águas do Cerrado, analisando dois dos principais rios goianos: o Rio Extrema e o Rio Meia Ponte. O estudo detectou a presença de poluentes emergentes, como substâncias de uso farmacêutico, e identificou microrganismos multirresistentes. Entre eles, chamou atenção a descoberta inédita de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) no Rio Meia Ponte.
Os resultados apontam riscos ecotoxicológicos, mutagênicos e de resistência bacteriana, reforçando a necessidade urgente de preservação e monitoramento dos recursos hídricos do Cerrado.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Claudio Stacheira, o prêmio é um marco histórico. “O prêmio demonstra a competência da pesquisa e pós-graduação da nossa universidade e evidencia a vocação da UEG como universidade do Cerrado”, afirmou.
A orientadora do trabalho, professora Elisa Baião, destacou que a conquista aumenta a visibilidade da instituição. “Esse é o primeiro prêmio da UEG e um marco para a instituição. Nossos programas de pós-graduação, especialmente o Renac, ganham projeção e reconhecimento nacional”, disse.
Já o pesquisador premiado ressaltou a importância do reconhecimento para o avanço da ciência e das políticas públicas. “O prêmio mostra que estamos avançando, o que abre portas para investimentos em pesquisas que promovam o uso sustentável da água, preservem a biodiversidade e garantam qualidade de vida para as futuras gerações”, afirmou Igor.
Sobre o prêmio
Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese reconhece anualmente os melhores trabalhos de doutorado defendidos em Programas de Pós-Graduação brasileiros. A seleção leva em conta critérios como originalidade, relevância científica, tecnológica, cultural e social, além do valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
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