19 de novembro de 2024
Mundo • atualizado em 18/09/2022 às 06:08

Terremotos de grandes magnitudes são sentidos em Taiwan e deixam rastro de destruição; veja vídeos

Alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas retirado poucas horas depois
Tremores variaram entre 6,4 a 7,2 na escala de Ritcher. (Foto: reprodução)
Tremores variaram entre 6,4 a 7,2 na escala de Ritcher. (Foto: reprodução)

Tremores de grandes magnitudes foram sentidos, durante sábado e a manhã deste domingo (18), na cidade de Yujing, costa leste de Tawain. Os abalos sísmicos que, segundo portais de notícia pelo mundo, foram de 6,4 a 7,2 na escala de Ritcher, foram registrados pelo Serviço de Pesquisa Geológica norte-americano, que colocou o epicentro a 10 km de profundidade e chegou a emitir um alerta de tsunami que acabou por ser retirado pouco tempo depois horas depois.

Apesar de poucas informações e de ainda não haver registro de vítimas como consequência da catástrofe, o Japão também encontra-se agora em alerta sob uma possível tsunami. As autoridades, por sua vez, pediram aos moradores das áreas afetadas que ficassem longe da costa marítima. Isso por que, em caso de tsunami, as ondas poderiam atingir a ilha de Yonaguni, a ilha mais ocidental do Japão e, posteriormente, três ilhas próximas. O que não aconteceu por enquanto.

Vale lembrar que situação, porém, não é rara já que Taiwan fica na confluência das placas filipina e euroasiática, e tem tremores frequentes na ilha. Em relação aos terremotos, internautas compartilharam nas redes sociais fotografias e vídeos do cenário com o qual terão que lidar (vídeos abaixo). Dentre eles, um prédio residencial de dois andares desabou perto do epicentro dos tremores, que foram sentidos por diversas partes do país, incluindo no extremo norte, na capital, Taipei.


Leia mais sobre: / / / Mundo