O prazo para proprietários de veículos com placas com final 1 e 2 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, em Goiás, termina na próxima semana. Ao todo, 246,7 mil contribuintes deverão pagar a última parcela ou a cota única do imposto.
Assim sendo, veículos com placa final 1 terão até a próxima segunda-feira (11/09), mesmo dia em que vence a nona e última parcela para quem optou por dividir o imposto. Já para veículos com placa final 2, o prazo é até terça-feira (12/09). Nesse sentido, quem optou pelo parcelamento, mas não pagou uma ou mais parcelas anteriores e agora deve quitar o imposto, pode emitir a parcela única, que conterá o valor residual.
Punições por atraso
O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, alerta para as penalidades previstas na legislação por não quitar o imposto anual até a data-limite estabelecida no calendário divulgado pelo Governo de Goiás. “Quem perde o prazo perde benefícios: redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0, desconto de até 10% para os inscritos no programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% da locadora, além de pagar com penalidade e atualização”, explica Jorge Arêas.
Com efeito, a emissão do boleto do IPVA 2023 precisa ser feita pelo contribuinte diretamente no site do Detran Goiás (www.detran.go.gov.br) ou pelo aplicativo Detran GO ON.
Prazo para placas com final 3 a 0
Por fim, para os donos de automóveis com final de placa 3 a 0 licenciados em Goiás, que puderam dividir o imposto em até dez vezes neste ano, as datas de pagamento da penúltima parcela de setembro são: final 3 (13/09), final 4 (14/09), final 5 (15/09), final 6 (18/09), final 7 (19/09), final 8 (20/09), final 9 (21/09), final 0 (22/09). Conforme o cronograma disponibilizado pelo governo estadual, em outubro esses contribuintes deverão quitar o imposto.
O Governo de Goiás isenta do pagamento do IPVA veículos a partir de 15 anos de uso, pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.
Leia mais sobre: Detran-GO / IPVA 2023 / Notícias do Estado