O ministro Teori Zavascki pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que analise a possibilidade de novo pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ser redistribuído para o ministro Gilmar Mendes.
O inquérito também inclui o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). No requerimento, Teori afirmou que o pedido da PGR tem relação com outro inquérito da relatoria de Mendes contra Aécio.
“Diante da correlação direta dos fatos narrados neste procedimento com aqueles descritos em inquérito redistribuído nesta data, submeto o caso à presidência desta Corte para análise de possível redistribuição do presente procedimento ao ministro Gilmar Mendes”, disse.
Teori também lembrou que outro inquérito contra o senador já havia sido redistribuído, a pedido do ministro, que disse não ver “relação de pertinência imediata” da representação criminal apresentada pela Procuradoria contra Aécio e o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Com a redistribuição, a relatoria havia sido passada para Gilmar Mendes. No mesmo dia, o ministro determinou a abertura de inquérito contra o senador por suposta relação com irregularidades cometidas em Furnas.
Nesta quinta-feira (12), Mendes suspendeu a coleta de provas e devolveu o inquérito ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sob o argumento de que a defesa de Aécio demonstrou não existirem novos fatos que fundamentem o pedido de investigação.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Pedido de inquérito contra Aécio no STF será relatado por Gilmar Mendes
- PGR pede novo inquérito para investigar Aécio Neves e Eduardo Paes
- Pedido desarquivamento de ação contra Aécio Neves na Lava Jato
Leia mais sobre: Brasil