23 de dezembro de 2024
Cidades

Temporada de chuvas em Goiás deve começar somente na segunda quinzena de outubro

Dia será de calor com pancadas de chuvas. (Foto: Reprodução)
Dia será de calor com pancadas de chuvas. (Foto: Reprodução)

O goiano terá de conviver por mais de um mês com o calorão que já se instala por todo o estado. A semana terá temperaturas já na casa dos 40ºC em cidades como Aragarças, no oeste, além de baixa umidade. As chuvas que aliviam o tempo seco e abaixam as temperaturas devem chegar somente na segunda quinzena de outubro.

Os modelos do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam possibilidades remotas de chuvas isoladas por volta do dia 10. A ocorrência, além de improvável, se daria apenas no extremo sudoeste. Contudo, seria um fato isolado. Também há potenciais precipitações em regiões específicas por volta do dia 18.

A temporada de chuvas, no entanto, não chega neste mês. “A massa de ar seco segura e bloqueia o avanço da frente fria. Precisamos de frequência. Estamos visualizando isso apenas para segunda quinzena de outubro”, frisa o gerente do Cimehgo, André Amorim.

O cenário exige ainda mais colaboração da população, uma vez que o Meia Ponte, principal manancial de abastecimento da capital, está no último nível antes do racionamento, com vazão abaixo de 3 mil litros por segundo.

Por isso, André Amorim ressalta que os goianienses precisam reduzir o consumo, hoje considerado elevado. “Para não termos o fantasma de um racionamento, temos que reduzir”.


Leia mais sobre: Cidades