O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê predomínio de sol e ar seco em todo o estado nesta quinta-feira (24). As temperaturas seguem em elevação durante o dia, com mínimas amenas pela manhã e máximas podendo chegar aos 36°C, principalmente nas regiões Norte e Oeste. A umidade relativa do ar entra em declínio no período da tarde, podendo atingir níveis entre 21% e 30%, o que configura nível de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na capital, Goiânia, o dia será ensolarado, com mínima de 14°C e máxima de 31°C. A umidade pode variar de 25% a 75%. O nascimento do sol está previsto para 6h44 e o pôr do sol para 18h02. “Com a chegada da fase mais seca do ano, é fundamental que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia”, reforça o Cimehgo.
Risco de queimadas e atenção com saúde
A falta de chuvas intensifica os riscos de queimadas em todas as regiões do estado. Segundo o Cimehgo, os últimos 80 dias foram de estiagem contínua em parte das regiões Sul, Sudoeste e Leste de Goiás. O órgão destaca que a maioria dos incêndios florestais é provocada por ação humana e alerta para a necessidade de consciência ambiental.
A baixa umidade do ar também impacta diretamente a saúde, podendo causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e pele ressecada, além de aumentar os riscos para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Destaques municipais
- Porangatu: até 34°C e umidade mínima de 21%
- Catalão: variação entre 16°C e 30°C
- Rio Verde: mínima de 15°C, máxima de 31°C
- Anápolis: mínima de 16°C, máxima de 27°C
- Luziânia: mínima de 15°C, máxima de 29°C
- Itumbiara: máxima de 32°C
- Posse: mínima de 19°C, máxima de 31°C
- Cristalina: mínima de 15°C, máxima de 28°C
Leia mais sobre: CIMEHGO; / Clima em Goiás / Goiás / Tempo seco / Cidades / Notícias do Estado

