23 de novembro de 2024
Cidades

Tempo seco e aumento do consumo gera falta d’água em vários municípios goianos

A falta d’água já atinge vários municípios goianos. Além da capital, Catalão, Anápolis, Senador Canedo, Morrinhos, Caldas Novas, Novo Gama e Santa Terezinha passam por situações de desabastecimento.

Em Goiânia, o diretor de produção da Saneago, Luiz Humberto, afirmou que a companhia está preocupada com a Região Norte da cidade, que engloba setores como o Jardim Guanabara e São Judas Tadeu, pois eles são abastecidos pelo Reservatório Cristina, que já foi zerado e não tem capacidade atualmente para bombear a água necessária para os bairros.

Segundo Luiz Humberto, ontem (19), uma equipe técnica, de aproximadamente 40 pessoas, ficou de plantão para reestabelecer o fornecimento de água nesses locais. Ainda de acordo com ele, a Saneago tomou uma atitude não sugerida do ponto vista técnico, mas segundo o diretor de produção, necessária. Devido ao agravamento da situação, uma adutora do Sistema João Leite foi interligada no Sistema Meia Ponte, bombeando água diretamente para a Região Norte da capital.

Luiz Humberto destacou que as interrupções frequentes de energia em Goiânia, paralisam as unidades de bombeamento de água e isso desestabiliza o fornecimento. Ele ainda declarou que o problema não é com a água bruta, e sim no tratamento.

Cleber Brito Rocha, morador do município de Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital, afirmou que a falta d’água é diária. Segundo ele, neste final de semana, o fornecimento foi interrompido todos os dias por volta das 11h e só era reestabelecido por volta das 22h.

De acordo com o diretor administrativo da Sanesc (Agência de Saneamento de Senador Canedo), Wilver Xavier de Oliveira, dois córregos de captação do município estão secos, o consumo de água da população aumentou cerca de 30%, e por isso, a agência não está conseguindo atender a demanda da cidade. Segundo ele, se faz necessário interromper o fornecimento de água em Senador Canedo de duas a vezes por dia.

A situação não é muito diferente no município de Morrinhos. Segundo o gerente regional de serviço da Saneago na cidade, Eurípedes Rosa, o aumento do consumo também foi da aproximadamente 30% e a redução do volume do manancial foi de 20%. De acordo com ele, caminhões pipa estão sendo utilizados para amenizar a situação. Mas Eurípedes afirmou que neste fim de semana o reservatório recuperou cerca de 80% do volume.


Leia mais sobre: Cidades