05 de dezembro de 2025
Clima

Tempo firme e seco marca os próximos dias em Goiás com alerta para queimadas

A previsão aponta predomínio de sol em todas as regiões, com temperaturas elevadas durante a tarde e mínimas mais amenas nas primeiras horas do dia
Os índices de umidade mínima seguem em 25%, o que reforça o risco de incêndios florestais e queimadas. Foto: Arquivo/Secom.
Os índices de umidade mínima seguem em 25%, o que reforça o risco de incêndios florestais e queimadas. Foto: Arquivo/Secom.

O tempo segue firme e seco em todo o estado de Goiás nesta sexta-feira (11), segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A previsão aponta predomínio de sol em todas as regiões, com temperaturas elevadas durante a tarde e mínimas mais amenas nas primeiras horas do dia. Em Goiânia, os termômetros devem variar entre 14°C e 29°C.

A umidade relativa do ar é o principal fator de atenção. Durante o período da tarde, os índices podem atingir patamares críticos entre 21% e 30%, o que coloca o estado em nível de atenção, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o ar mais seco, o Cimehgo alerta para a importância da hidratação e da redução de atividades físicas intensas ao ar livre durante os horários mais quentes do dia.

Temperaturas em elevação

A tendência para o final de semana é de continuidade das condições atuais: tempo aberto, sem previsão de chuva e temperaturas em elevação durante o dia. A mínima prevista nas regiões Sudoeste, Sul e Leste pode chegar a 12°C, enquanto as máximas podem ultrapassar os 34°C em municípios como Araguapaz e Porangatu.

Nas principais cidades do Estado, como Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Catalão e Itumbiara, não há previsão de chuva. Os índices de umidade mínima seguem em 25%, o que reforça o risco de incêndios florestais e queimadas, sobretudo nas áreas de vegetação mais seca e nas Unidades de Conservação, como os parques estaduais Serra dos Pirineus, Terra Ronca e Altamiro de Moura Pacheco.

Incêndios e mananciais em alerta

Com até 67 dias consecutivos sem chuva em algumas regiões, como Sul e Sudoeste, o risco de incêndios florestais permanece elevado. O Cimehgo destaca a necessidade de consciência ambiental e reforça que a maioria das queimadas são provocadas pela ação humana.

Além disso, diversos rios do estado seguem com níveis abaixo da média para o período, como o Rio Vermelho, o Meia Ponte e o Rio Uru, evidenciando a influência direta da estiagem prolongada sobre os mananciais goianos.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Geral / Notícias do Estado