23 de dezembro de 2024
Brasil

Depois de seca histórica, ‘tempestade de areia’ assusta moradores de Manaus; veja vídeos

Nas imagens, quase não é possível ver as construções por conta da poeira que invadiu a cidade
A "tempestade de areia" pôde ser vista de diversos bairros das zonas Oeste e Centro-Sul. (Foto: reprodução)
A "tempestade de areia" pôde ser vista de diversos bairros das zonas Oeste e Centro-Sul. (Foto: reprodução)

Depois de sofrer com uma das piores secas de sua história, uma “tempestade de areia” causada por fortes ventos em Manaus deixou moradores assustados. O evento aconteceu na tarde deste domingo (5), foi gravado e, desde então, tem viralizado nas redes sociais. Nas imagens, quase não é possível ver as construções por conta da poeira que invadiu a cidade. Veja vídeos abaixo.

A “tempestade de areia” pôde ser vista de diversos bairros das zonas Oeste e Centro-Sul. Apesar de parecer apenas poeira, moradores alegam forte cheiro de fumaça, o que pode ser resultado de queimadas se alastrando e piorando a situação do evento climático, que ocorre em alguns lugares em épocas de pouca chuva.

De acordo com o g1, nenhuma autoridade confirmou a origem da poeira, mas moradores afirmam que, além das queimadas, a areia é proveniente de obras que estão em andamento no bairro. A Defesa Civil de Manaus, por sua vez, afirmou que nenhuma ocorrência foi registrada na cidade por conta do evento.

Seca em Manaus

Até o final do mês de outubro, a seca no Amazonas já havia atingido mais de 60 municípios da região, é o que mostraram os últimos relatórios da Defesa Civil do Estado. A emergência hídrica, provocada pela forte estiagem e redução severa do volume dos rios é relacionada por pesquisadores ao aquecimento global.

De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil, mais de 600 mil pessoas já foram diretamente afetadas. O governador do Amazonas, Wilson Lima, chegou a decretar, no mês de setembro, situação de emergência em 55 dos 62 municípios.


Leia mais sobre: Brasil