24 de novembro de 2024
Temporal • atualizado em 13/10/2024 às 11:25

Tempestade com ventos de quase 100 km/h causa destruição município de Três Ranchos, em Goiás

A forte chuva durou cerca de sete minutos e causou estrago em diversos pontos da cidade
Ginásio ao lado da prefeitura de Três Ranchos ficou completamente destruído pelo temporal. Foto: Vinícius Martins/Blog do Badiinho
Ginásio ao lado da prefeitura de Três Ranchos ficou completamente destruído pelo temporal. Foto: Vinícius Martins/Blog do Badiinho

Uma forte tempestade atingiu o município de Três Ranchos na tarde deste sábado (12), causando diversos estragos pela cidade. Ventos com velocidade que chegavam a 100 km/h, provocaram a queda de árvores e destelharam o ginásio municipal, além de outros danos significativos. O temporal, acompanhado de granizo, durou apenas cerca de sete minutos.

A informação é do Blog do Badiinho, que relata que, além de casas destelhadas, muros caídos e árvores arrancadas, diversos prédios públicos sofreram danos. Dentre eles, o ginásio ao lado da prefeitura, a Escola Municipal, o CRAS e o CREAS. Uma Marcenaria, de propriedade familiar, também teve parte de sua estrutura destruída. O prejuízo estimado, conforme o portal, é de R$ 60 mil.

A primeira-dama do município e secretária de Ação e Promoção Social, Alexandra Custódio, esteve presente em vários dos locais mais afetados e descreveu a cena, ao Blog do Badiinho, como algo jamais visto na cidade. “Muitos prédios destruídos, muitas construções comprometidas. Estamos sem saber nem por onde começar a limpeza e proteção da cidade, mas, graças a Deus, não houve nenhuma pessoa ferida, apenas prejuízos materiais”, relatou.

De acordo com o portal, a Prefeitura de Três Ranchos está mobilizada, com todos os funcionários atuando na desobstrução de ruas e na restauração dos serviços essenciais. Segundo o prefeito, Hugo Deleon, o apoio veio também de outras cidades da região, como Catalão e Ouvidor, cujos prefeitos disponibilizaram maquinários e equipes para auxiliar na recuperação.

A cidade decretou situação de emergência nível 2, uma vez que os sistemas de saúde e abastecimento de água continuem funcionando normalmente. “Estamos trabalhando duro e não vamos parar até que tudo esteja reconstruído”, garantiu o prefeito.

Assim que soube da devastação, o governador Ronaldo Caiado gravou e publicou um vídeo nas redes sociais informando o envio imediato da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para a região. Caiado também anunciou que mobilizará a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para ajudar nos trabalhos de recuperação da cidade, um importante polo turístico do sudeste goiano.


Leia mais sobre: / / / Cidades