Após dias de temperaturas mais frias e amenas no estado, provocadas pela chega de uma massa de ar polar, o calor retorna ao Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de altas temperaturas para algumas regiões do país, entre elas, Goiás.
Conforme a previsão do Inmet, as temperaturas máximas chegarão aos 38ºC, que associadas a baixa umidade do ar, trazem riscos à saúde. Além de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia também estão em alerta para a onda de calor.
Neste final de semana, as médias sobem em todas regiões do estado. De acordo com o boletim metereológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o alerta principal é para a queda no índice da umidade relativa do ar no período da tarde, com mínima de 14%, abaixo do mínimo considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%.
A previsão do tempo para sábado (17) e domingo (18), indica temperaturas mais altas nas regiões Oeste e Norte do Estado, com máximas de até 38ºC. Em Porangatu, por exemplo, os termômetros podem variar entre mínima de 19ºC e máxima de 37ºC. Em Goiânia, a máxima pode chegar aos 35ºC.
As recomendações são hidratação, evitar exposição direta ao sol, usar protetor solar e buscar se refrescar durante os horários de maior incidência de raios solares. Outra dica é evitar consumo de bebidas alcoólicas em excesso e preferir alimentos mais leves e de fácil digestão.
Leia mais sobre: calor em Goiás / Clima em Goiás / Onda de calor / previsão do tempo / Cidades