19 de dezembro de 2024
Cidades

“Temos que repensar esta forma de fazer campanha” avalia Perillo após atentado em Itumbiara

Governador durante entrevista coletiva no Hugol (Foto: Samuel Straioto)
Governador durante entrevista coletiva no Hugol (Foto: Samuel Straioto)

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) visitou o vice José Éliton e o advogado Célio Rezende no Hugol. Assim que chegou do exterior, o chefe do Executivo goiano foi a Itumbiara onde esteve no túmulo do ex-prefeito da cidade, José Gomes da Rocha e ainda participou de ato religioso em memória do político. Em entrevista, o governador Marconi Perillo destacou que o atentado em Itumbiara expôs a necessidade de rever o modo de fazer campanha.

O chefe do Executivo disse que conversou bastante com José Éliton e ressaltou que se estivesse em Goiás, poderia estar naquele ato de campanha ao lado do vice e de Zé Gomes da Rocha. Marconi Perillo destacou que a forma de carreatas é antiga e que o modelo de busca de apoio do cidadão precisa ser revisto.

“Não há como depois de uma tragédia dessa, de um atentado como esse que vitimou um grande amigo nosso que foi o Zé Gomes, que quase vitimou outras pessoas, você não ficar num estágio abalado, nos fazendo repensar esse modelo de campanha daqui pra frente, esse modelo antigo acaba que vai sendo abolido. Nós já praticamente abolimos comício nas campanhas estaduais, preferimos as carreatas por serem mais baratas, mas mesmo assim agora precisamos repensar isso tudo. Qualquer um de nós poderíamos poderia estar no lugar de Zé Gomes. Eu mesmo se estivesse aqui no estado, provavelmente estaria ao lado do José Éliton e ao lado do Zé Gomes, porque tinha por ele uma gratidão muito grande”, destacou o governador.

Marconi Perillo destacou que é preciso políticos mudarem de postura, não incitando o ódio e discutindo propostas com o cidadão. Ele ressaltou que um comício um dia antes em Itumbiara foi realizado. No evento foi grande o clima de provocações. O governador teme que este tipo de situação possa alimentar o ódio entre as pessoas, principalmente nas cidades do interior, onde o clima tradicionalmente é mais aflorado.

“Eu não quero ser precipitado para falar sobre isso. A Polícia Civil vai falar tecnicamente. O que posso dizer que este clima tem sido provocado por alguns líderes de Goiás, isso vai criando um clima de muito ódio, de muito acirramento, nós precisamos olhar a política de muito jeito. Nestas eleições eu me afastei um pouco do processo, viajei para o exterior, me afastei para cuidar dos interesses do estado, mas também para não ficar próximo. Fizeram um ato em Itumbiara extremamente agressivo, não vamos aqui citar as pessoas. Não vou ficar particularizando, mas houve um nível de tensão provocado”, argumentou o chefe do Executivo goiano.

Reforço federal da segurança nas eleições

O governador Marconi Perillo também comentou sobre a possibilidade de reforço da segurança dos órgãos federais em algumas localidades em Goiás, durante as eleições, marcadas para o próximo domingo (2). Ele ressaltou que a polícia goiana tem todas as condições de fazer a segurança, mas que não vai negar nenhum tipo de ajuda.

“Não vejo como intervenção, o Ministro da Justiça veio para cooperar conosco, o presidente do TSE é um homem respeitoso. O que há é o sentido da cooperação, nós aceitamos todo tipo de cooperação. A nossa polícia é excelente, mas nós aceitamos o reforço de bom coração. Este caso de Itumbiara é um caso isolado, como disse o ministro é um ponto fora da curva. Não é uma coisa comum na política de Goiás. Esse caso é isolado, quem vai esperar que uma pessoas dessas, vai entrar na frente de uma carreata e sai atirando a esmo. Infelizmente aconteceu isso, estamos nos precavendo daqui pra frente”, explicou.

Substituto

Em relação a escolha do deputado Zé Antônio (PTB) para ocupar o lugar de Zé Gomes, foi ressaltado pelo governador que ele chegou a ser consultado várias vezes. Ele destacou que desde o momento do atentado esteve conversando com várias pessoas próximas ao fato. Ele avaliou que foi preciso deixar as coisas irem se acalmando. Marconi Perillo disse que decisão foi importante, por ser uma espécie de homenagem ao ex-prefeito de Itumbiara.

“Eu conversei o tempo todo, esperamos as coisas se acalmarem. Fui ouvido várias vezes, foi uma decisão que homenageia, uma decisão que escolheu o afilhado político do Zé Gomes”, avaliou.

Investigações

Em relação as investigações, o governador Marconi Perillo disse que espera que em tempo oportuno tudo seja apresentado de forma clara para o cidadão. Ele reforçou que a polícia vem trabalhando com isenção para alcançar o resultado.

“Como é um fato muito grave que envolve muitas linhas de investigação, vão chegar ao resultado de forma muito isenta e segurança”, destacou.

O govenador fez um pedido para que no próximo domingo as pessoas votem num clima pacífico. “Votem em paz, exerçam o direito da melhor maneira possível. Pedir aos mais violentos que desarmem que procurem a paz”, afirmou.

Estado de Saúde

marconi jose eliton hugolEm relação ao estado de saúde, de Célio Rezende e do vice-governador José Éliton, o diretor do Hugol, Hélio Ponciano disse que o advogado da prefeitura de Itumbiara terá alta ainda nesta sexta-feira (30), pois já preencheu uma série de requisitos. José Éliton vai permanecer por mais alguns dias, apesar da boa recuperação.

“Do ponto de vista de evolução dos dois pacientes que estão internados. O estado de recuperação é favorável. Célio receberá alta hoje, já preencheu aos requisitos. Em relação ao vice- governador, assim que os critérios de alta estiverem cumpridos também será liberado. As visitas ficam restritas somente as famílias”, disse o médico.

O governador Marconi Perillo reforçou que José Éliton passa bem e que inclusive procurou fazer uma foto para mostrar para as pessoas que a recuperação está sendo boa. “Ele está bem. Fizemos uma foto para divulgar que ele está recuperando rapidamente. Ele escapou por muita sorte, graças a Deus”, ressaltou.


Leia mais sobre: Cidades