O presidente Michel Temer viaja nesta terça-feira (20) a São Paulo para fazer novas consultas sobre o nome que escolherá para o Ministério de Segurança Pública.
De acordo com auxiliares, o presidente deve voltar do Rio no início da tarde, participar de um evento no Palácio do Planalto com representantes das federações de indústria e, no início da noite, embarcar para a capital paulista.
Em São Paulo ficam os principais conselheiros de Temer na área jurídica, como o advogado Antonio Claudio Mariz.
A criação da nova pasta é mais uma investida do presidente na agenda de segurança pública. Temer resolveu apostar na temática ao decidir fazer uma intervenção federal na segurança do Rio, na semana passada, e esvaziar o
Ministério da Justiça, hoje sob comando do ministro Torquato Jardim.
Segundo apurou a reportagem, o novo ministro, que vai chefiar a Polícia Federal, deve ser anunciado nesta semana, mas o presidente ainda tem dúvidas sobre o perfil ideal do novo titular da área.
Para evitar uma nova crise com o Congresso Nacional, o presidente Michel Temer considera criar o novo ministério por meio de um projeto de lei em regime de urgência.
O Palácio do Planalto já havia preparado o texto de uma medida provisória, que seria publicado nesta semana e cujos efeitos seriam imediatos.
As iniciativas, no entanto, precisam ser posteriormente aprovadas pelo Congresso Nacional para que continuem em vigor. (Folhapress)
{nomultithumb}
Leia mais:
- Ministra dos Direitos Humanos pede demissão a Temer
- Para evitar crise, Temer considera criar nova pasta por projeto de lei
- Temer anuncia criação de Ministério da Segurança
Leia mais sobre: Brasil