O presidente Michel Temer irá conversar nesta terça-feira (22) com governadores para tentar encontrar uma saída para o endividamento dos Estados. “Os Estados estão praticamente quebrados, pleiteando que o governo federal cuide deste assunto”, mencionou Temer em seu discurso na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão”, em seu governo.
Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os governadores apresentarão propostas na reunião. “Haverá, por parte dos governadores, propostas de cada um deles que serão avaliadas pela Fazenda para ver de que forma se pode ser parceiro. O ministro Meirelles (Henrique Meirelles, da Fazenda) tem deixado claro que o mais fácil é que se viabilize financiamentos diretamente para os Estados. O governo federal vai para uma negociação com os Estados em que não há premissas desde já lançadas à mesa”, disse Padilha.
REFORMAS
Apesar de os membros do Conselhão terem cobrado celeridade em reformas como a previdenciária e a trabalhista, Padilha disse que elas serão encaminhadas aos poucos para o Legislativo. “O presidente Michel Temer disse que não é conveniente para o governo a acumulação do debate de várias reformas. A reforma da Previdência vai este ano. Isso ele vai cumprir”, afirmou o ministro.
Leia mais:
- Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 6,80% neste ano
- Meirelles pede ‘maior engajamento do setor privado’ para tirar país da crise
- Para presidente do Bradesco, país tem ‘condições’ para queda de juros
Leia mais sobre: Economia