{nomultithumb}
O presidente Michel Temer, 77, passou por um procedimento de desobstrução do canal da bexiga na tarde desta quarta-feira (25). Temer sentiu um desconforto no final da manhã e foi encaminhado ao Hospital do Exército em Brasília.
Segundo nota divulgada à imprensa, o presidente foi submetido a uma “sondagem vesical de alívio por vídeo”. Está em repouso, passa bem e deverá ter alta ainda hoje, diz assessoria.
Questionado pela reportagem, o Planalto confirmou que Temer foi sedado para o procedimento.
“O médico de plantão [do Palácio do Planalto] constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército”, informou.
Segundo assessores do Planalto, o médico de Temer, Roberto Kalil, baseado em São Paulo, já foi avisado do problema. Ele estaria avaliando se voa para a capital para acompanhar o presidente ou se o peemedebista deve ser transferido.
A família de Temer já foi avisada, mas ainda não há informações sobre a presença da primeira-dama, Marcela Temer, no Hospital do Exército.
Nesta tarde, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) chegou de carro oficial ao hospital e falou rapidamente com jornalistas. Disse que não há informações sobre o estado de saúde do presidente.
O deputado Sinval Malheiros (Podemos-SP) esteve no hospital onde Temer passou por procedimento para desobstrução da uretra e disse, após conversar com a equipe local, que o presidente passa bem.
Segundo Malheiros, que também é médico e professor de medicina no interior paulista, Temer foi submetido a uma cistoscopia, um procedimento que consiste em introduzir uma sonda na uretra, após sentir dificuldade para urinar.
O médico e deputado disse não saber qual a causa do problema, mas observou que, na idade de Temer -77 anos-, é comum que seja provocado por uma hipertrofia da próstata.
A obstrução urológica não tem relação com a obstrução parcial de uma artéria coronária, que foi constatada em Temer há duas semanas.
Nesta quarta, a Câmara dos Deputados faz sessão para votar a segunda denúncia contra Temer.
Abaixo, a íntegra da nota da Presidência da República:
“NOTA À IMPRENSA
Na tarde de hoje, o Presidente da República foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo. O Presidente está em repouso, passa bem e deverá ter alta ainda hoje.
O Presidente Michel Temer teve um desconforto no fim da manhã e foi consultado no próprio departamento médico do Palácio do Planalto.
O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.”
Leia mais:
- Temer passa mal e vai para hospital em Brasília
- Temer ficará no Planalto até o fim da votação
- Relator afirma que denúncia contra Temer não apresenta provas das acusações
Leia mais sobre: Brasil