19 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:00

Temer empossa ministros e faz primeiro pronunciamento

Presidente Michel Temer (PMDB)
Presidente Michel Temer (PMDB)

O presidente interino da República, Michel Temer (PMDB), que foi empossado nesta quinta-feira (12), após afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), empossa os novos ministros do governo federal. Dilma poderá ficar afastada do cargo por até 180 dias, enquanto o processo de impeachment continua tramitando no Senado. 

 

O presidente interino Michel Temer (PMDB), que tomou posse da Presidência da República nesta quinta-feira (12) após afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), fez seu primeiro pronunciamento, durante cerimônia de posse dos novos ministros do governo.

Temer iniciou o discurso tímido, sem demonstrar a animação de ocupar a Presidência, mas ao longo do tempo deixou escapar o entusiasmo da nova função. “Eu pretendia que esta cerimônia fosse extremamente sóbria e discreta, como convém o momento que vivemos. Entretanto, vejo entusiasmo dos colegas parlamentares, dos governadores”, disse.

O presidente afirmou que a primeira mensagem que quer deixar ao povo brasileiro, nesta função, é a de confiança.

“Em minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia. Confiança na recuperação da economia nacional, dos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas, e na capacidade de que unidos poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade. Reitero que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil, é urgente fazermos um governo de salvação nacional”, afirmou.

Temer ressaltou os atuais problemas do governo federal, como “situação caótica na saúde pública” e os 11 milhões de desempregados. Como primeira medida, foi a redução de Ministérios.

“Primeira medida está ainda modestamente aqui representada: eliminamos vários ministérios da máquina pública. Ao mesmo tempo, não vamos parar por aí. Já foram encomendados estudos para eliminar cargos comissionados”, disse o presidente.

Veja posse ao vivo:

{source}<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2Fvb.265683816858248%2F1013822812044341%2F%3Ftype%3D3&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Brasil